Semana de Conciliação: TRT5 já agendou mais de 500 audiências

Banner da campanha 2009 do CNJ: todos ganham com a conciliação

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região já agendou mais de 500 audiências nas 88 Varas do Trabalho para o período de 7 a 11 de dezembro, quando será promovida a Semana Nacional de Conciliação. As audiências visam a encaminhar acordos entre as partes e dar por encerrado o conflito trabalhista. No ano passado, na Semana Nacional de Conciliação, o TRT5 conseguiu promover 2.538 acordos, resultando no pagamento de R$ 52,75 milhões em dívidas trabalhistas.


Quem deseja antecipar o fim do processo na Justiça do Trabalho pode se inscrever no site do TRT5, na aba Conciliar, para participar da Semana Nacional de Conciliação. Entre as audiências que já estão agendadas, 350 são para Salvador e as demais para as 49 Varas do interior.


O TRT5 participa do Movimento pela Conciliação desde 2006, quando foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para todos os tribunais do país. Neste ano, o Regional baiano já promoveu duas semanas de conciliação: em julho, em caráter regional, e em setembro, que visava exclusivamente aos processos iniciados até dezembro de 2005. Atualmente tramitam na Justiça do Trabalho na Bahia 642 mil processos, sendo que cada Vara do Trabalho recebe em média 1,5 mil novas reclamações por ano.


Ascom TRT5 - 17.11.2009