Semana de Conciliação vai priorizar ações coletivas

Um dos destaques da Semana da Conciliação de 2011, que acontecerá entre novembro e dezembro próximos em todo o Judiciário nacional, serão audiências em ações voltadas para demandas de massa (que possuem vários cidadãos como partes). Esse foi um dos assuntos discutidos no seminário "Conciliação e Mediação: Estruturação da Política Judiciária Nacional", realizado na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, na semana passada.

 

O desembargador Valtércio Oliveira e o juiz Ivo Povoas representaram o TRT5 no evento, que contou com a presença de presidentes, juízes e gestores de tribunais de todo o país, de especialistas internacionais e outros parceiros, como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério da Justiça.

 

O seminário está inserido no chamado "movimento nacional pela conciliação", que se encontra no seu quinto ano de realização por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por meio desse trabalho, o Conselho tem estimulado a criação de campanhas e mutirões diversos para promover audiências de conciliação e aumentar, nos tribunais, o número de conciliadores e de núcleos técnicos com este fim.

 

A advogada e professora Paula Costa e Silva, de Portugal, e a advogada e especialista americana Rachel Anne Wohl, palestrantes internacionais do seminário, classificaram como positiva a iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de, por meio da Resolução 125, instituir núcleos de conciliação em todo o país.

 

Ascom TRT5 - 04.07.2011 (com informações do CNJ)
Deixe o carro em casa duas vezes por semana. Assim deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.