Semana Jurídica: oficina discute efetividade na execução trabalhista

foto: Secom TRT5

 

Como parte da programação da 2ª Semana Jurídica, a Escola Judicial (Ejud) do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) promoveu, na tarde desta quinta-feira (25), uma oficina sobre Efetividade na Execução Trabalhista, ministrada pela juíza Maria Inês César Targa (foto), titular da 2ª Vara do Trabalho de Paulínia (TRT da 15ª Região / Campinas-SP). A atividade, realizada no auditório da Ejud, trabalhou, com uma turma de aproximadamente 70 juízes de 1º grau, boas práticas para a efetividade do cumprimento da sentença trabalhista, além de iniciar as discussões preparativas para a 3ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que este ano deverá ocorrer no mês de junho.

 

Foram discutidos mecanismos para  garantir a celeridade e efetividade da Justiça na fase de execução (cobrança da dívida pela Justiça) dos processos, sobretudo no atual momento de transição para o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). ''O processo eletrônico otimizará procedimentos em diversas etapas da execução'', afirmou a magistrada, embora reconheça que muitas unidades, mesmo com o PJe, ainda terão que lidar com o acervo físico de processos pendentes de solução nesta fase.

 

foto: Secom TRT5

 

Além de Maria Inês Targa, as juízas do TRT-BA Angélica Ferreira, Andréa Presas e Ana Paola Diniz atuaram como debatedores na oficina desta tarde, que contou ainda com uma apresentação sobre estatísticas, conduzida pelo diretor da Secretaria de Gestão Estratégica do TRT-BA, Márcio Fernando Ribeiro. A 2ª Semana Jurídica do TRT-BA prossegue até esta sexta-feira (26), quando ocorrerá uma palestra sobre As repercussões do PJe no processo trabalhista, com a juíza Cláudia Pisco, do TRT do Rio de Janeiro.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 26/04/2013