Semana Jurídica: a previdência privada complementar

 

A previdência privada complementar foi o tema de abertura da 3ª Semana Jurídica, realizada na manhã desta terça-feira (21), apresentado pelo especialista em Direito Tributário Roberto Eiras Messina, que expôs um histórico da evolução da relação empresa e empregado, o regime da CLT e as mudanças ao longo do tempo das normas da previdência.

 

O especialista explicou que a previdência privada é um produto cada vez mais presente na vida do brasileiro."A preservação da dignidade humana é posta em execução através do impositivo regime de capitalização de reservas, conforme a regra constitucional". 

 

A previdência funciona como um seguro para garantir a renda mensal no futuro do trabalhador. É paga uma quantia todo mês à entidade gestora durante o período em que o empregado estiver trabalhando, que resultará em um saldo acumulado, a ser resgatado integralmente ou recebido mensalmente, como uma pensão ou aposentadoria tradicional.

 

Em continuidade ao tema, nesta terça-feira, das 14 às 17 horas, será apresentado pelo juiz titular da 9ª Vara do Trabalho de Salvador, Luciano Martinez, o assunto "Direito Previdenciário aplicado às Relações de Trabalho", no auditório da Escola Judicial (Ejud), em Nazaré.

 

Confira a programação da Semana Jurídica para os próximos dias:

 

QUARTA-FEIRA - 22/05

9 às 12 horas - Palestra: Conceitos Essenciais de Atuária na Prática das Entidades de Previdência Privada Fechada
Newton Cezar Conde - Advogado Trabalhista
1. Os tipos de Plano de Benefícios. Benefício definido. Contribuição definida. Contribuição variável 2. As Principais Ferramentas Utilizadas. Matemática financeira. Tábuas de mortalidade e de sobrevivência. Funções biométricas 3. As Bases Técnicas e as Terminologias adotadas na Avaliação Atuarial. Taxas de juros. Tábuas biométricas. Capacidade salarial e de benefício. Rotatividade e gerações futuras. Crescimento salarial e de benefícios. Fatores de cálculos atuariais. Esperança de vida. 4. Os Regimes Financeiros e os Métodos de Financiamento. Repartição simples. Repartição de capitais de cobertura. Capitalização. Capitalização ortodoxa. Crédito unitário. Agregado e agregado por idade de entrada. 5. A Avaliação Atuarial do Plano de Benefícios. Objetivos da avaliação. Características do plano e perfil dos participantes. O custo do plano e seu financiamento 6. Os Resultados da Avaliação Atuarial. Reservas matemáticas. Custo e custeio.


 
14 às 17 horas - A Responsabilidade Civil por Danos ao Ambiente do Trabalho e à Saúde do Trabalhador.
Raimundo Simão – procurador do MPT/SP

 

QUINTA-FEIRA - 23/05

 

9 às 12 horas - Palestra: Conciliação no Processo do Trabalho - Dimensões e Técnicas.
Adriana Goulart de Sena - Juíza do TRT3 e Professora da UFMG
 

14 às 17 horas - Dumping Social - O Dano Social ao Direito do Trabalho
Valdete Souto Severo - Juíza do TRT4
Dumping Social. Origem. Aplicação no âmbito das relações de trabalho. Pressupostos: aspectos jurídicos e sociais. Pontos Controvertivos. Exame de Decisões sobre a Matérias.

 

SEXTA-FEIRA 24/05

 

9 às 12 horas - Palestra: Indenização por Danos Materiais Decorrentes de Acidente do Trabalho.
José Afonso Dallegrave Neto – Advogado (PR)

 

Secom TRT5 (Jaqueline Vaz) - 21/5/2013