Seminário homenageia 50 anos da Justiça do Trabalho em Vitória da Conquista

foto: Divulgação

 

A vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Nélia Neves, representando o presidente, desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, participa do evento comemorativo dos 50 anos de instalação da Junta de Conciliação e Julgamento de Vitória da Conquista, que será realizado no Teatro Glauber Rocha, no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) em Vitória da Conquista, às 18h30 desta segunda-feira (18).

 

A desembargadora vai presidir a mesa do painel História, memória e acervo da Justiça do Trabalho, além de proferir conferência sobre os 70 anos da CLT. Em seguida, Ruy Hermann de Araújo Medeiros, professor do curso de Direito da Uesb, fará conferência sobre História e Memória da Junta de Conciliação e Julgamento de Vitória da Conquista. Já a professora Rita de Cássia Mendes Pereira irá falar sobre Direito à Memória e Preservação de acervos da Justiça do Trabalho.

 

Da programação do evento consta, ainda, a exibição do vídeo documentário Justiça no Banco dos Réus, realização do Departamento de Jornalismo da Uesb, com roteiro e direção da jornalista Lu Macário. O vídeo tem por foco a trajetória de Franklin Ferraz Neto, primeiro juiz presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Vitória da Conquista, nomeado em novembro de 1963 e destituído, no ano seguinte, por força do Golpe Militar.

 

O seminário Acervo, História e Memória da Justiça do Trabalho presta homenagem aos advogados e juízes que tiveram atuação destacada na história da Junta de Conciliação e Julgamento de Vitória da Conquista e que têm contribuído, de forma relevante, para a preservação do acervo e da memória da Justiça do Trabalho na região sudoeste da Bahia.

 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) com informações da Uesb - 18/11/2013