Semp Toshiba: sem acordo, processo vai a julgamento

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) vai julgar, no próximo dia 13 de fevereiro, às 14 horas, o processo dos 202 trabalhadores que perderam o emprego com o fechamento da fábrica da Semp Toshiba, que funcionava no bairro de Águas Claras, em Salvador.


 
Uma assembleia realizada pelo sindicato dos empregados rejeitou a proposta apresentada na audiência do último dia 8, intermediada pelo presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, e pelo representante do Ministério Público do Trabalho, procurador Jairo Sento Sé, que havia sido aceita pela empresa. Os representantes do sindicato não compareceram a uma nova tentativa de conciliação realizada na sede do Tribunal, em Nazaré, na tarde desta terça-feira (14/1).


A Semp Toshiba havia concordado com os seguintes pontos: a) Pagamento de todas as rescisões nos termos da lei e da convenção da categoria; b) Indenização de estabilidade para gestantes e empregados sob auxilio-doença ou maternidade, pelo período correspondente; c) Manutenção do plano de saúde por seis meses após as rescisões e, nos casos dos beneficiados por auxilio-doença ou acidentados, enquanto perdurar as condições; d) Curso de capacitação pelo SENAI em 'Manutenção de Placa Mãe'.


O sindicato dos trabalhadores, porém, fez outras reivindicações: a) Indenização da estabilidade de dirigentes sindicais e cipistas; b) Plano de saúde por 12 meses; c) Indenização de 18 salários para todos os funcionários; d) Programa de recolocação em outras empresas do mesmo segmento para todos os empregados.


A Semp Toshiba, no entanto, ofereceu pagar 2 meses de salários de indenizações, em vez dos 18 meses, e arcar com manutenção do plano de saúde por 4 meses, em vez dos 12 propostos pelo sindicato.


 
Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 16/01/2014