Serviço de Saúde e magistrados analisam o trabalho nas varas

 

O Serviço de Saúde fará na próxima sexta-feira, dia 13 de julho, às 10h30, para os associados da Amatra5 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região) uma apresentação dos dados obtidos a partir do diagnóstico das condições de trabalho na varas do Trabalho de Salvador, realizado ao longo do ano passado. O estudo partiu da análise ergonômica feita através de entrevistas e da observação direta dos trabalhadores, sendo proposta, sobretudo, para fornecer informações que permitissem a estipulação de uma pauta de saúde do trabalhador no Regional baiano.


De acordo com a equipe de saúde, os dados servirão para o aperfeiçoamento da instituição como um todo, norteando iniciativas como, por exemplo, o investimento na formação de líderes ou o  treinamento em gestão participativa, estimulando uma maior interatividade entre juízes, servidores e entre as próprias varas do Trabalho. Paralelo ao diagnóstico foi finalizado no ano de 2006 uma pesquisa com uma amostra de mais de 400 trabalhadores - abrangendo magistrados, servidores, estagiários e terceirizados - que confirmou uma relação direta entre hipertensão e sobrepeso. No estudo, cujos resultados também serão debatidos com os magistrados, foi apurado que do total de trabalhadores pesquisados, 60% eram pessoas tidas como não praticantes regulares de atividades físicas, sendo que 1/3 delas sofria de hipertensão.


Foi a partir deste inquérito quantitativo que o Tribunal promoveu, em abril deste ano, uma feira de saúde alertando para os riscos da hipertensão. No evento, os visitantes receberam orientações para a manutenção de uma pressão arterial adequada e puderam também tirar as suas medidas, sendo cadastrados para posterior acompanhamento aqueles cuja pressão estava acima do parâmetro recomendado.


Essas e outras recentes iniciativas integram o repertório de temas a serem apresentados aos magistrados na sexta-feira, quando a equipe de saúde fará um breve relato sobre o seu papel, que envolve a construção de um modelo de atuação com foco em ações de vigilância e promoção de saúde do trabalhador. A exposição será conduzida pelo chefe da enfermagem Josué Freire Santos.