Servidor convida colegas para ações de responsabilidade sócio-ambiental


 Ação de limpeza nas praias da Ilha de Itaparica

 

Pescador protege tartaruga que encontrou encalhada, até que seja devolvida ao mar

 

O servidor Silvio Baraúna, diretor da Vara do Trabalho de Cruz das Almas e membro da Comissão do Meio Ambiente do TRT5, convoca magistrados, servidores, estagiários e parceiros do Regional a conhecer e compartilhar das idéias e ações do Grupo Ecológico Sementes do Viver, do qual é fundador, juntamente com sua esposa, a educadora Ana Cristina.


O grupo foi fundado oficialmente em 2004, mas, antes disso, já realizava ações de preservação do meio ambiente, como a limpeza de praias, orientações sobre o destino do lixo, a manutenção da restinga etc. Hoje, o "Sementes do Viver" conta com a participação de cerca de 120 pessoas de várias partes do mundo, que colaboram de forma voluntária, e nas ações inseridas na comunidade a participação mais efetiva é do público infantil.


Ações educativas são realizadas com o objeito de conscientizar de forma crítica sobre as questões ambientais nas comunidades e a eficácia de algumas atitudes em prol da preservação do ecossistema. Ana Cristina desenvolve atividades teatrais com cerca de 60 crianças carentes de Itaparica -participando do grupo, chamado de "Herdeiros do Futuro", elas aprendem e levam consciência ambiental à comunidade.


O "Sementes do Viver" também realiza, permanentemente, palestras em escolas, condomínios, praças e praias da Ilha de Itaparica. Além disso, a entidade coordena todo mês de setembro, o Clean Up The World (CUW), evento que inspira e capacita as comunidades para limpar, arrumar e conservar o meio ambiente, realizado em várias partes do mundo. Além dessas atividades o grupo participa das demandas de salvamento da comunidade - na mais recente ação, no dia 20 de março, uma tartaruga com cerca de 90 kg da espécie cabeçuda, que tinha encalhado nas pedras da Praia dos Corais em Itaparica, foi salva por um pescador e reconduzida pelos ambientalistas de volta ao mar.


Todos do TRT5 e da comunidade em geral são convidados por Silvio a pensar na importância da consciência ambiental e participar das ações do grupo por meio de parcerias, dando sugestões, apoio, ou mesmo convidando o grupo para realizar palestras ou atividades em outras comunidades. Informações sobre o Sementes do Viver podem ser conferidas no blog http://www.sementesdoviver.blogspot.com/ e os contatos podem ser feitos pelos e-mails sementesdoviver@uol.com.br e s.barauna@uol.com.br.

 

Ascom TRT5 - 07.04.2011
Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada. Assim você pode poupar até 40% de energia.