Servidor de Santo Antônio de Jesus é campeão baiano de windsurf

 Robson da Glória Rosário (foto), servidor da Vara do Trabalho de Santo Antônio de Jesus, conquistou o 1º lugar da categoria Raceboard Pesado e o 2º lugar geral no último "Campeonato Baiano da Classe Raceboard de Windsurf", realizado entre os dias 20 e 21 de outubro na raia do Aratu Yacht Clube.

 

Há quase 30 anos, Robson começou a praticar windsurf, incentivado por seu então colega de trabalho do Banco Econômico Jorge Veloso. Desde o início, treinava com afinco e a determinação que lhe é característica. Após três anos de dedicação ao esporte, ouviu de um amigo: "Rapaz, desiste disso, pois você não leva jeito para coisa... você nunca vai ganhar de mim em regata alguma. Sua parada é o futebol". Essa declaração, que pode soar como desmotivadora para alguns, foi o estímulo que esse autêntico capricorniano precisava ouvir para jamais abandonar a vela, que é uma de suas paixões (assim como o futebol).


 
Conhecido entre os amigos velejadores como "Seu Mickey", Robson investiu na aquisição de equipamentos importados, mergulhou em leituras sobre vela, intensificou os treinos - sobretudo em condições adversas e sem patrocínio - colocando em prática teoria e técnica.

 

Em 1989, conquistou sua primeira vitória, na categoria "Windsurf  Divisão II -Pesado" do Campeonato Baiano. Em 1991, quando despretensiosamente, só a título de experiência, disputou o Campeonato Brasileiro, na mesma categoria, surpreendeu a todos (e a si mesmo) ao consagrar-se como vice-campeão - e, saliente-se, naquela oportunidade competiu sem patrocínio com os mais bem patrocinados e experientes velejadores do Brasil.

 

Nomeado servidor do TRT5 em 2007, Robson Rosário desde então está lotado na Vara do Trabalho de Santo Antônio de Jesus, vivendo, portanto, longe do mar. Em 2010, após três anos sem velejar, foi convidado a participar da "Copa Vela de Paulo Afonso", da qual foi campeão, tendo repetido o feito neste ano.

 

Assim, "Seu Mickey" conquistou inúmeros títulos, dos quais já perdeu as contas, sendo reconhecido como um dos melhores velejadores da Bahia, inclusive por aquele amigo que não acreditava no potencial dele. Em meio às comemorações pelo Dia do Servidor (28/10), é um exemplo de disciplina e perseverança que vale ser destacado.

 

TRT5 (Carolina Machado - VT Sto. Ant. e Ascom) - 26/10/2012 

 

Leia também

Servidor do TRT5 é vice-campeão de atletismo na Olimpíada da JT