Servidor do TRT5-BA participa da Flip e é destaque no jornal O Globo

 

 

O servidor Franklin Carvalho, da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do TRT5-BA, participou da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro, e foi destaque da edição especial do jornal O Globo (foto) sobre o evento. Ele venceu o Prêmio Sesc de Literatura pelo romance ''Céus e Terra'', que conta a história do menino Galego, que aos doze anos é convocado para salvar um cigano crucificado e acaba morrendo. Como uma espécie de fantasma, o personagem acompanha uma família de pessoas bastante simples do sertão baiano, durante o ano de 1974. Ainda que transite por temas densos, como religião e morte e dramas familiares, o olhar do menino confere uma leveza lírica à narrativa.


Franklin Carvalho participou de um debate durante a Flip promovido pela editora Record, que publicará o seu livro. ''Venho do sertão da Bahia, onde os ritos funerários e a Semana Santa são tradições muito dolorosas, que sempre me assustaram. Então, quando me lembrei dos escritos de Patrick Chamoiseau (escritor francês da Martinica), resolvi transformar o material de minha investigação em ficção'', disse o servidor do TRT5-BA em entrevista ao jornal O Globo.


Premiação - O Prêmio Sesc de Literatura 2016 teve 1.503 livros inscritos - 709 contos e 794 romances. São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados com maior número de candidatos: 469 e 208, respectivamente. "O número de 1.503 inscritos deste ano é três vezes maior que a média histórica do projeto. Isso mostra que iniciar uma carreira literária numa grande editora é o sonho de muitos aspirantes a escritor'', destaca Henrique Rodrigues, assessor técnico do Departamento Nacional do Sesc.


Franklin Carvalho é jornalista, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. O baiano é autor dos livros de contos independentes ''Câmara e Cadeia'' (2004) e ''O Encourado'' (2009). Em 2015, recebeu o 2º lugar no Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho - Direitos Humanos, da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), na categoria Webjornalismo.

 


Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 4/7/2016