Servidores participam de Censo do Poder Judiciário a partir de 26/8

banner censo 680x130

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai realizar, a partir da próxima segunda-feira, 26 de agosto, o Censo do Poder Judiciário. A pesquisa pretende levantar, sistematizar e analisar as informações pessoais e funcionais para que seja traçado um perfil dos magistrados e dos servidores que atuam na Justiça brasileira. O questionário estará disponível, por 45 dias, no site www.cnj.jus.br/censo e deverá ser respondido apenas pelos servidores do Judiciário. A expectativa é que se gaste, em média, apenas 5 minutos para preencher o questionário.

 

Os servidores requisitados de outros Poderes para o Judiciário também participarão do Censo. Não participarão da pesquisa servidores do Judiciário cedidos a órgãos do Poder Executivo e Legislativo, estagiários e profissionais terceirizados. Todos os dados fornecidos serão mantidos em sigilo e os resultados serão divulgados de forma genérica, sem identificação dos participantes.

 

Até agora, apenas informações agregadas são conhecidas, como o número total de magistrados, servidores e trabalhadores terceirizados em cada tribunal. Nada se sabe, no entanto, em âmbito nacional e de maneira padronizada, sobre as características pessoais ou aquelas relacionadas ao trabalho, como, por exemplo, quantos são do sexo feminino ou masculino, quantos são negros, brancos ou indígenas, nem qual é a idade média dos magistrados e dos servidores.  O Censo do Poder Judiciário também servirá como fonte de dados importante para avaliar as políticas de recursos humanos já existentes, como a política de cotas para pessoas com deficiência.

 

TRT-BA - Para auxiliar o CNJ na realização do Censo, foram criadas comissões censitárias em cada tribunal, responsáveis pelo acompanhamento da execução da pesquisa na primeira e na segunda instância e pelo esclarecimento de dúvidas relacionadas ao questionário. No TRT da Bahia, integram essa comissão (Ato TRT5 nº 281/2013) o juiz auxiliar da Presidência Rubem Dias do Nascimento Júnior, as diretoras da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Coordenadoria de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, Amoni Lavigne e Vera Lúcia Rocha, respectivamente, além do servidor Lázaro Britto, da Secretaria de Comunicação Social.

 

Fonte: Agência CNJ - 20/8/2013 (Com edição da Secom TRT5)