Servidores recebem treinamento ergonômico para instalação de equipamentos

 

 

 


Servidores e funcionários terceirizados que atuam na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT5 (Setic) receberam treinamento, na manhã do último dia 25/4, para a instalação de equipamentos eletrônicos de acordo com os padrões ergonômicos que visam adequar os postos de trabalho. Esse alinhamento aconteceu mediante visita à unidade do Comitê de Saúde do Trabalhador (CSTrab), grupo de servidores que, dentre outras funções, atuam no processo de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas unidades do Tribunal.

 

Houve também uma reunião entre o Comitê e a Setic, e nela, chegou-se à conclusão de que será necessária uma maior integração entre as unidades envolvidas na instalação de equipamentos, entre elas a Setic e o Núcleo de Manutenção e Projetos. Além disso, haverá um foco maior na comunicação entre as unidades, no sentido de informar as dificuldades e buscar junto à Administração soluções institucionais. Participaram da reunião membros do CSTrab, como os servidores Iara Chaimsohn e Rivaleno Costa, além de médicos do Trabalho.

 

O treinamento indicou como os teclados e impressoras devem ser posicionados, além da regulagem da altura e posição dos monitores, buscando assegurar, dentro do possível, o melhor arranjo ergonômico.

 

Foram apontados pelos médicos questões sobre o alinhamento dos monitores duplos, usados para operar o sistema PJe; o distanciamento que a as telas devem ficar do operador, sendo que a distância deve ser igual a de um braço esticado (até a ponta dos dedos tocarem a tela); o pescoço e a cabeça devem ficar sempre eretos e os ombros relaxados e a linha da visão deve ficar alinhada com o alto da tela do monitor. Além dessas dicas, os médicos apontaram para a questão da eliminação de qualquer reflexo do monitor e reduzir o brilho das telas para 50% (geralmente elas são entregues com o valor do brilho em 100%).

 

Secom TRT5 (Joaquim Castro) - 28/4/2014