Tecnologia da Informação e Comunicações tem nove atos normativos novos

 

 

O Diário da Justiça do TRT5 da quinta-feira (2/2) divulgou nove atos da presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, com normativas para a área de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). Veja abaixo um resumo:

 

Ato TRT5 Nº 23/2017 (Com anexo) - Aprova o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, para o período 2015-2017, elaborado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e validado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicações. O PDTIC, entre seus diversos tópicos, faz um diagnóstico da situação atual, apresentado o ambiente de TIC a partir de temas, tomando como base aqueles propostos através das consultas que têm sido realizadas pelo CNJ (Questionário de Governança de TI), TCU (Questionário do Perfil de Governança de TI) ou ainda relativos a aspectos de alinhamento de TIC tratados na resolução 211/2015 do CNJ. O Plano também enfoca outros pontos, entre eles orçamento, governança e segurança da informação.

 

Ato TRT5 Nº 25/2017 - Institui o Processo de Gerenciamento do Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como objetivo principal elaborar, manter e divulgar o Catálogo de Serviços de TIC do Tribunal, garantindo que ele seja uma fonte confiável de informações sobre todos os serviços de TIC prestados pelo TRT5. O Catálogo será dividido em dois: Catálogo de serviço de negócio e Catálogo de serviço técnico.

 

Ato TRT5 Nº 26/2017 - Institui o Processo de Gerenciamento de Incidentes de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como objetivo principal restaurar a operação normal do serviço o mais breve possível, minimizando o impacto adverso nas operações de negócio, garantindo os níveis acordados de qualidade de serviço.

 

Ato TRT5 Nº 27/2017 - Institui o Processo de Cumprimento de Requisição de Tecnologia da Informação e Comunicação, que objetiva principalmente gerenciar o ciclo de vida de todas as solicitações de serviços dos usuários de TIC.

 

Ato TRT5 Nº 28/2017 - Institui o Processo de Gerenciamento de Mudanças e Liberações de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como objetivo principal garantir que métodos e procedimentos padronizados sejam usados para avaliar, aprovar, implantar e revisar todas as mudanças na infraestrutura e desenvolvimento de TIC de maneira eficiente, a fim de minimizar o impacto relacionado aos serviços e aos clientes. Os padrões servirão também para  as atividades de planejar, agendar e controlar a construção, teste e implantação de liberações, para entrega de novas funcionalidades requeridas pelo negócio, protegendo a integridade dos serviços existentes.

 

Ato Nº 29/2017 - Institui o Processo de Gerenciamento de Configuração e Ativos de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como objetivo principal identificar e definir os componentes que fazem parte de um serviço de TIC, bem como registrar e informar o estado desses componentes e das solicitações de mudança a eles associados. Adicionalmente, verifica-se se os dados relacionados foram todos fornecidos e se estão corretos, proporcionando o suporte necessário para a boa consecução dos objetivos dos demais processos de gestão de serviços.

 

Ato Nº 30/2017 - Institui o Processo de Gerenciamento de Problemas, que busca principalmente gerenciar todo o ciclo de vida de problemas relacionados aos prestados pelo provedor de serviço de TIC, com o objetivo de prevenir a ocorrência de incidentes e problemas resultantes, eliminar incidentes recorrentes e minimizar o impacto adverso de incidentes inevitáveis.

 

Ato Nº 31/2017 - Institui o Processo da Função Central de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como objetivo principal prover um ponto único de contato para todos os usuários da área de TI para tratamento dos incidentes e requisições de serviço, registrando e gerenciando todos os eventos por meio de ferramentas de softwares especializadas.

 

Ato Nº 32/2017 - Institui o Processo de Gerenciamento de Nível de Serviço de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como objetivo garantir que todos os serviços atuais e planejados sejam entregues nas metas atingíveis acordadas. Isso é acompanhado por meio de um ciclo constante de negociação, acordos, monitoração, relatos e revisão das metas dos serviços de TIC, bem como pelo fomento de ações para corrigir e melhorar o nível de serviço entregue.

 

Secom TRT5 -  3/2/2017