Temas técnicos e palestras com psicólogos abrem II Encontro Institucional

 

 

Segurança, infraestrutura e ações em prol da saúde dos magistrados foram temas abordados durante a abertura do II Encontro Institucional do TRT5, um evento que permite conhecer temas específicos do Tribunal. A programação vai até a próxima sexta-feira (9), reunindo magistrados da capital e do interior em torno de discussões promovidas por palestrantes e grupos de trabalho.

 

 

Neste primeiro dia a psicanalista Mônica Veras propôs uma autoanálise à plateia a partir do questionamento: "quais situações laborais mexem e desorganizam a minha identidade de juiz?". Durante sua palestra A identidade do magistrado do ponto de vista da psicanálise, ela estimulou o público a identificar suas dificuldades a fim contribuir com a sua satisfação laboral. Segundo ela, essa satisfação é fruto de uma identidade profissional com saúde psíquica e realização pessoal.

 

Já o psicólogo e diretor teatral Filinto Coelho resgatou a importância da gentileza e da empatia nas relações pessoais, durante a palestra ministrada por ele. "Todo mundo está encapsulado e buscando seu próprio bem-estar, esquecendo-se de ser gentil", lamenta o palestrante, argumentando que se todos se preocupassem uns com os outros o ciclo da empatia estaria harmônico e as relações seriam melhores.

 

 

CARTILHA - Durante o encontro, a presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, apresentou a cartilha Segurança da Informação, produzida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) do Tribunal, com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom). O momento foi oportuno também para explanações realizadas pelo diretor-geral, Tarcísio Filgueiras, e pelo diretor da Secretaria de Planejamento Estratégico, Márcio Fernando Ribeiro, sobre ações internas do Tribunal.

 

Secom TRT5 (Rita Martins) - 7.8.2013