TI: melhorias na gestão dos serviços e do desenvolvimento

 

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) está coordenando o processo de instalação de uma nova solução de gerenciamento de serviços, conforme previsto no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC-2014). Como ação paralela, foi contratada consultoria para realizar o diagnóstico e mapeamento de processo de TI, de acordo com a ITIL (biblioteca de melhores práticas utilizadas mundialmente por empresas de tecnologia). A iniciativa permite à organização tratar e gerenciar a tecnologia da informação de forma adequada, visando obter aumento da produtividade e planejar adequadamente o ambiente tecnológico.

 

A relação dos processos de Gerencíamento de Serviços de Tecnologia da Informação que serão implantados é a seguinte: Função Central de Serviços; Gerenciamento do Catálogo de Serviço; Gerenciamento de Incidente; Gerenciamento de Problema; Gerenciamento de Mudança; Gerencíamento de Liberação e Implantação; Cumprimento de Requisição de Serviço; Gerenciamento da Configuração e de Ativos do Serviço e do Gerenciamento do Nível de Serviço.

 

DESENVOLVIMENTO - A nova Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas do TRT5, com diretrizes detalhadas, foi apresentada à equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) na última quarta-feira (1º/10 - foto acima). Na ocasião, a diretora da CDS, Vera Lúcia Rocha, tirou dúvidas dos presentes e ressaltou a importância de manter a documentação constantemente atualizada. A unidade faz parte da estrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic).

 

Instituída pelo Ato TRT5 43/2014, a metodologia visa determinar o fluxo e os modelos dos documentos a serem elaborados para cada projeto a ser executado. Assim, toda documentação deverá ser elaborada em ferramenta específica padronizada e homologada pela Setic, com arquivos resultantes armazenados em pasta específica do projeto.

 

Secom TRT5 (Pedro Enrique Monteiro) - 7/10/2014