TJC amplia capacitação de professores em Salvador

"As pessoas, quando conhecem o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, se contagiam. É um vírus bom. Quem dele participa, dificilmente dele sai". A frase é do desembargador Cláudio Brandão, membro da Comissão Nacional do TJC, que ministrou palestra sobre Direito do Consumidor, no dia 8 passado, no encerramento do Seminário de Capacitação de Professores de Salvador. Na ocasião o desembargador falou sobre a importância do Programa, executado na Bahia pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5) desde 2006, e considerou satisfatória a sua acolhida pela sociedade. A palestra, que contou também com o advogado Sérgio Schlang como orador, aconteceu no auditório do Fórum Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio.


O programa TJC, desenvolvido nacionalmente pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e que tem o apoio do TRT5, visa levar aos estudantes de escolas públicas noções básicas dos direitos fundamentais, contando com a participação de operadores do Direito. Em 2006, foram capacitados cerca de 60 professores em Salvador. Este ano, o número aumentou para 100 e deve atingir aproximadamente 6 mil estudantes.
Presente no Seminário de Capacitação, a coordenadora regional do Programa, juíza Soraya Gesteira, agradeceu o apoio e dedicação da equipe da Secretaria Estadual de Educação. "A parceria foi indispensável para o sucesso do TJC em 2007. Desde o início a equipe da SEC se mostrou disposta a colaborar e fez toda intermediação com os diretores das escolas e professores além de comparecerem a todas as palestras para acompanhar o TJC de perto", enfatizou.


Para a juíza, os resultados do Programa têm mostrado que é possível mudar o País: "À frente do TJC tive a certeza de que as pessoas estão dispostas a tentar mudar a realidade brasileira. Vejo nos olhos desses professores o desejo de poder multiplicar o que estão aprendendo e, conseqüentemente, formar verdadeiros cidadãos". Durante o próximo mês, os professores levarão os temas abordados no TJC para as salas de aula. As apresentações das "culminâncias" - trabalhos escolares que abordam temas relativos aos direitos fundamentais - estão previstas para início de dezembro.


Seminário - A palestra de abertura do Seminário de Capacitação aconteceu no dia 10 de setembro e contou com a experiência e emoção da professora Graça Belov, que falou sobre cidadania. No segundo encontro, no dia 19 seguinte, as juízas Alice Braga, Ana Cláudia Scavuzzi e Carla Novelli esmiuçaram as principais dúvidas sobre Direito do Trabalho. A procuradora Rosângela Lacerda e o assessor do Juizado da Infância e Juventude Marcel Mariano foram os palestrantes do dia 25 de setembro e abordaram os temas "Trabalho Infantil" e "ECA", respectivamente. No dia 4 de outubro, Ivan Kertezman falou sobre Direito Previdenciário. (Ascom TRT5 - 10.10.2007)