Trabalhadores da Produman avaliam reposição de dias parados

 

Prosseguirá no próximo dia 24, às 15 horas, a tentativa de conciliação iniciada na manhã desta segunda-feira (9), na Seção de Dissídios Coletivos do TRT5 (foto), entre a Produman Engenharia Ltda, prestadora de serviços da Petrobras, e o Siticcan – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial. A suspensão da audiência foi determinada pela presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva, para que os trabalhadores possam avaliar a proposta de reporem aos sábados os quatro dias em que ficaram parados.

 

A intenção inicial da Produman, autora do dissídio, era questionar a legalidade da greve, argumentando a ilegitimidade do motivo alegado pelos trabalhadores para a paralisação e por não ter havido notificações prévias conforme previsto em lei. A alegação dos trabalhadores para o movimento, iniciado no último dia 2 de maio, foi o não recebimento de participação nos lucros, um benefício que existiu na última convenção coletiva, válida somente até dia 30 de abril, e que já está sendo objeto de negociação para a próxima.

 

Representantes do Siticcan informaram, durante a audiência, que o movimento não foi deflagrado pela entidade sindical e que os seus dirigentes orientaram a categoria a retornar às atividades. Diante dessa informação, os representantes da Produmam informaram que iriam efetuar os descontos diretos na folha de pagamento dos trabalhadores que faltaram ao serviço, pois não caberia sequer discutir a greve. Por sugestão do representante do Ministério Público do Trabalho, o procurador regional Antônio Messias Bulcão, porém, foi admitida a possibilidade de se compensar os dias de paralisação com trabalho aos sábados, o que será levado pelo Sindicato à categoria.

 

Ascom TRT5 - 09.05.2011
Deixe o carro em casa duas vezes por semana. Assim deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.