Trabalho, Justiça e Cidadania chega em Porto Seguro

Implantado na Bahia em 2006, inicialmente nas escolas de Salvador, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), ganha novos horizontes. Será lançado oficialmente em Porto Seguro nos dias 2, 3 e 4 de agosto, quando acontecerá um grande encontro com presença de autoridades locais, juízes do Trabalho, operadores do Direito e professores. No lançamento, estão confirmadas as presenças do presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, do desembargador Cláudio Brandão, que é membro da Coordenação Nacional do Programa, da juíza Soraia Gesteira, da 2ª Vara de Salvador e coordenadora do projeto na Bahia, e da juíza titular da Vara de Porto Seguro, Rosemeire Lopes Fernandes, além do presidente da Amatra5, juiz Gilmar Carneiro, dentre outros.


Na ocasião, professores de 37 escolas municipais, estudantes de Direito e profissionais da área jurídica assistirão aulas sobre o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito do Trabalho, Defesa do Meio Ambiente, Exploração Sexual e Cidadania, Ética e Poder Judiciário. O objetivo é que eles se tornem multiplicadores, que terão como missão levar o conhecimento adquirido durante o evento a cerca de 6 mil estudantes da região.


O Trabalho, Justiça e Cidadania em Porto Seguro já conta com parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Secretaria Municipal de Educação e do Juizado da Infância e da Juventude. O programa na Bahia é uma iniciativa da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5). Em Salvador, conta com parceria da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat) e da Faculdade Ruy Barbosa. Concebido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Trabalho, Justiça e Cidadania já é realidade em diversos estados do País.

 

Projeto Axé - Na capital baiana, a comissão estadual do projeto vem mantendo contatos freqüentes com diretores do Projeto Axé, com o intuito de inserir o TJC na instituição, realizando palestras semanais para educadores e aprendizes.


O objetivo do Trabalho, Justiça e Cidadania é levar as leis ao conhecimento dos indivíduos para que eles possam atuar como cidadãos conscientes dos seus direitos. Além disso, o projeto também busca promover o acesso e a democratização do Poder Judiciário. (Com informações da Amatra5)