Treinamento de segurança alcançará 11 jurisdições no interior; Juazeiro terá encontro de agentes

O TRT da 5ª Região (TRT5-BA) promoverá, no período de 11 de setembro à 26 de outubro, o treinamento de segurança para magistrados, servidores, agentes e vigilantes em 11 jurisdições do interior (ver quadro abaixo), com carga de 16 horas em cada localidade. A iniciativa tem em vista o cumprimento do Protocolo de Ações de Segurança Institucional, e a primeira Vara do Trabalho a receber as orientações será a do município de Senhor do Bonfim.

Em Juazeiro, de 13 a 16 de setembro, ocorrerão o 5º Encontro dos Agentes de Segurança do Vale do Rio São Francisco e o 2º Curso de Aperfeiçoamento de Técnicas de Tiro, eventos que contarão com a participação da presidente do Tribunal, desembargadora Maria Adna Aguiar. As atividades serão realizadas no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72°BIMtz), em Petrolina-PE, na unidade do Exército Brasileiro especializada em combate na Caatinga, conforme planejamento do diretor do Núcleo de Segurança do Tribunal, Pedro Marcelo Reis.

Leia sobre evento similar realizado em 2016: Presidente do TRT5-BA participa de curso e encontro de agentes de segurança

Segundo o chefe do Núcleo de Segurança, Douglas Lago, as atividades de treinamento foram preparadas de acordo com as necessidades de cada fórum, com disciplinas como Técnicas Operacionais diante do Novo Padrão de Segurança Institucional, que prepara o diagnóstico “in loco”. ''Para desenvolver o treinamento, nós observamos as peculiaridades de cada unidade, a rotina e a realidade de cada município. Também, como os agentes e vigilantes devem agir e se portar numa situação de emergência. Fizemos ainda um levantamento dos primeiros fóruns que seriam adequados ao padrão de segurança institucional", explicou Douglas.

As iniciativas do Padrão de Segurança Institucional, já concretizadas nos Fóruns de Feira de Santana e do Comércio, em Salvador, incluem sistema eletrônico de alarmes ("Botão de Pânico"), reforço no controle de acesso (portal com detector de metais e raio X),  acautelamento de armas de visitantes, armas não letais e técnicas de abordagem. De acordo com Lago, o objetivo é que sejam gradativamente instalados os equipamentos de segurança e treinados os agentes de todas as Varas de Trabalho do Interior.

 

Veja as unidades e datas para o treinamento:

 

Senhor do Bonfim   - 11 e 12/09

Itabuna                     - 18 e19/09

Ilhéus                       - 20 e 21/09

Ipiaú                         - 25 e 26/09

Itapetinga                 - 27 e 28/09

Camaçari                 - 03 e 04/10

Simões Filho            - 05 e 06/10

Eunápólis                 - 16 e 17/10

Porto Seguro            - 18 e 19/10

Alagoinhas               - 23 e 24/10

Paulo Afonso           - 25 e 26/10

 

Secom TRT5 (Nailan Brasil)- 6/9/2017