TRF da 1ª Região garante nome de Hylo Gurgel para o Fórum de Jequié

O Fórum da Justiça do Trabalho em Jequié, inaugurado no último dia 14, já pode receber o nome de Ministro Hylo Gurgel, conforme estava programado. O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Jirair Aram Meguerian, acolhendo recurso oferecido pela União Federal, proferiu decisão suspendendo os efeitos da liminar de primeira instância que impedia a homenagem.
 
A liminar suspensa fora concedida pela Vara Federal de Jequié, em ação popular que questionava o fato de o homenageado ser pessoa viva. No seu recurso, a União defendeu que a atribuição do nome do Ministro Hylo Gurgel para o Fórum de Jequié está amparada pela Resolução nº 52 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que admite a concessão do nome de pessoa viva aos bens do Poder Judiciário Nacional quando o homenageado é ex-integrante do Poder Público e se encontra na inatividade.
 
Muito admirado pela comunidade jurídica, o Ministro Hylo Gurgel atuou por quase 30 anos como magistrado do TRT da 5ª Região.  Em novembro de 1989 passou a ocupar o cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, aposentando-se em 1995. 

 

Assista vídeo com o Ministro Hylo Gurgel, produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TRT5, clicando no ícone de download acima. A íntegra dessa entrevista, que faz parte uma série intitulada "A história contada por quem viveu a história" pode ser assistida pela internet, no endereço  http://videoteca.trt5.jus.br/ascom/.
 
 
Ascom TRT5 ¿ 25/08/2009