Tribunal prepara estratégias para a Semana de Conciliação

 

O TRT da 5ª Região (TRT5) já iniciou os preparativos para a próxima edição da Semana Nacional de Conciliação, que este ano ocorre de 28 de novembro a 3 de dezembro, envolvendo tribunais de todo o país.  Para concentrar esforços em prol da conciliação em todas as esferas do Judiciário, conforme orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TRT5 e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) firmarão parceria para que a versão regional da Semana de Conciliação ocorra de forma paralela nos dois tribunais, uma semana antes do evento nacional. Magistrados aposentados também estão sendo convidados a participar do movimento.

 

A informação foi divulgada na tarde na última sexta-feira (23), em uma reunião do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TRT5 (foto). O grupo, do qual fazem parte juízes e servidores do TRT baiano, discutiu estratégias de organização e divulgação do evento. ''O objetivo é, além de coordenar as ações de divulgação de forma unificada, reforçar a importância da conciliação na resolução de conflitos'', afirmou a juíza Angélica Ferreira, uma das integrantes do núcleo.

 

Nos próximos dias, a Presidência e a Corregedoria publicarão uma recomendação conjunta com as principais diretrizes para o período, baseada no que foi deliberado pelos juízes. Entre as estratégias definidas para o TRT5, está a de envio de convites às empresas com maior número de ações, com o objetivo de formar parcerias que levem à conciliação de processos. O grupo estuda ainda a possibilidade de certificar as unidades e empresas que conciliarem o maior número de processos.

 

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos é integrado pelos juízes George Almeida, Angélica Ferreira, Soraya Gesteira, Alexa Almeida, Ivo Daniel Povoas e Murilo Sampaio Oliveira. O grupo conta também com os préstimos do juiz aposentado Gorgônio José de Araújo Neto, que desde a edição passada do evento atua como conciliador voluntário. Os magistrados têm o apoio de uma equipe formada pelos servidores Amoni Lavigne, Márcia Lyra e Tarcísio Filgueiras, representado na reunião por Márcio Fernando Ribeiro.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 26.09.2011

Poupe energia: banho com chuveiro elétrico não deve durar mais que 8 minutos.