TRT-5 devolve a paróquia no Stiep livro com registros históricos que foi usado em processos judiciais

Pessoas se reunem ao redor do livro que foi entregue à paróquia. No centro da foto está a presidente do Regional, desembargadora Débora Machado.  
 

A presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado, devolveu, na tarde desta quarta (17/5), o Livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, que estava no Tribunal havia vários anos, para uso como peça de instrução em dois processos trabalhistas já arquivados e eliminados. O livro contém informações sobre acontecimentos históricos, atos significativos e procedimentos administrativos da Paróquia do período de 1981 até 2002, e foi entregue ao Padre José Raimundo Pinto de Melo, responsável pela comunidade, em ato na Presidência do Regional.

O Livro de Tombo foi encontrado pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória do TRT-5 numa vistoria de avaliação de documentos no arquivo que ficava na rampa do Edifício Sede do Tribunal, em Nazaré. A descoberta foi comunicada à Comissão de Gestão da Memória do TRT-5, que atua na divulgação, no arquivamento e na conservação do acervo de documentos, livros, e publicações, de modo a zelar pela memória do TRT da 5ª Região. Esta comissão, por sua vez, recomendou à Presidência do Tribunal devolver o objeto à Paróquia.

No ato de entrega do Livro de Tombo, a presidente Débora Machado parabenizou a Comissão de Gestão da Memória e a Comissão de Gestão Documental do TRT-5 pelo “exemplo de cuidado e valorização da história” e declarou: “Este é um documento que deve ser preservado pelo seu legítimo dono”. Ela ressaltou também que as ações da Comissão de Gestão da Memória se revestem de maior importância no momento de preparação de uma mudança para uma nova sede, como deve ocorrer em futuro relativamente breve, com a ida do Regional para a Avenida Paralela.

Magistrados e servidores do TRT-5, junto de representantes da paróquia, posam ao lado do livro.

Também participaram a juíza Marília Sacramento, auxiliar da Presidência do TRT-5, e o juiz Adriano Costa, integrante da Comissão de Gestão da Memória, representando o titular da Comissão, desembargador Rubem Nascimento. O juiz se pronunciou reconhecendo o trabalho dos servidores da Coordenadoria de Gestão Documental e Memória e dos núcleos de Preservação da Memória Institucional e do Arquivo, presentes no ato de entrega. Falando pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória, o diretor, Milton Jones Neto, disse que a unidade é nova, de criação recente, mas já é responsável por 200 mil processos físicos somente na capital e realiza vistorias periódicas no acervo, com os fins de preservação e triagem. Da parte do Tribunal, compareceu ainda a secretária-geral Judiciária, Lilian Campos de Brito.

O padre José Raimundo Pinto de Melo disse que, na Paróquia, já se acreditava que o livro estava definitivamente perdido, até o Tribunal fazer contato. “Isso foi uma verdadeira revolução na nossa cabeça. Podemos dizer, um milagre de Nossa Senhora”. Ainda segundo o pároco, muitas pessoas podem pensar que é somente “um livro velho de paróquia”, mas nele está registrada a vida da comunidade, e felizmente as pessoas que o encontraram entenderam o seu valor.

Registros importantes

Dentre os fatos registrados no Livro de Tombo, estão a ata do desmembramento da Paróquia São Francisco de Assis, na Boca do Rio, para a criação da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Stiep (em 1981), e mais adiante o desmembramento desta para criação da Paróquia Santa Rosa de Lima, no Costa Azul (em 1990); posses, celebrações, novenários e festas da padroeira; o termo de visita pastoral canônica do Cardeal Arcebispo Dom Avelar Brandão Vilela; anotações de provisões, de reformas e das missões anuais; e o registro do encerramento do ano, do século e do milênio.

Estão registradas também notícias de jornais do período, inclusive da missa solene em que o cônsul de Portugal entregou réplica da imagem de Nossa Senhora da Esperança informando que a original acompanhou Pedro Álvares Cabral na viagem de chegada ao Brasil em 1500.

 

Imagem do livro aberto. Na página está escrito "Novo milênio" e "Novo Século"""


Secom TRT-5 (Franklin Carvalho e Renata Carvalho, com informações do Cerimonial do TRT-5) – 18/5/2023