TRT-5 elege lista tríplice para vaga de desembargador reservada ao MPT

Sessão do Tribunal Pleno

O Tribunal Pleno do TRT da Bahia (TRT-5) votou, em sessão nesta segunda-feira (13/11), a lista tríplice para preenchimento do Quinto Constitucional, na vaga reservada ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Os mais votados foram os procuradores Luís Carlos Gomes Carneiro (25 votos), Paulo Gonçalves Veloso (11 votos) e Juliano Alexandre Ferreira (11 votos). Conforme prevê a Constituição, a lista agora é encaminhada ao presidente da República para escolha e nomeação do novo desembargador do Tribunal. 

Durante a sessão, o presidente do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy, destacou que o procurador Luís Carneiro Filho, que exerceu três mandatos à frente do MPT na Bahia,  recebeu votos de todos 25 desembargadores que participaram da eleição. “Essa aprovação tão maciça e contundente é fruto do excelente trabalho desenvolvido pelo nobre procurador em parceria com o Tribunal”, afirmou. O magistrado ainda ressaltou que o MPT é uma instituição brilhante e atuante . 

O procurador Luís Carneiro, por sua vez, agradeceu a confiança depositada e disse que construiu uma ligação profunda com o TRT-5 nos últimos anos. “Mas é importante ressaltar que hoje é apenas um passo dentro de um processo longo; ainda tem um caminho longo pela frente e faço questão de respeitar todos os momentos desse rito”, finalizou. 

Primeira sessão 

A sessão do Tribunal Pleno realizada nesta segunda (13) também foi marcada como a primeira a ser dirigida pelo novo presidente do Tribunal, desembargador Jéferson Muricy. Na oportunidade, o magistrado afirmou que se dedicará profundamente e com entusiasmo ao trabalho no Tribunal: “Conto com a participação dos colegas desembargadores e, certamente, teremos momentos de diálogos fraternos e frutuosos para, coletivamente, buscarmos soluções para os obstáculos que enfrentaremos”. 

O presidente da Associação dos Magistrados da 5ª Região (Amatra-5), juiz Leonardo Jorge, e o vice-presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Adriano Palmeira, fizeram uso da palavra para desejar sucesso à nova gestão. 

Moções 

Ainda na mesma sessão, foram propostas e aprovadas, por unanimidade, três moções de congratulações: para nova desembargadora Tânia Magnani e para a atual e antiga mesa diretora do Tribunal. Também foi proposta e aprovada, por unanimidade, moção de pesar em razão do falecimento do professor e promotor de Justiça Cristiano Chaves. 

Secom TRT-5 (Renata Carvalho) – 14/15/2023