TRT-5 inaugura fraldário no Fórum do Comércio, em Salvador

A presidente do Regional junto do Chefe do MPT, do desembargador Marcos Gurgel e da representante da OAB seguram a fita no momento da inauguração

 

Mães e pais com crianças que frequentam o Fórum do Comércio contam agora com um fraldário para acolhimento e privacidade do aleitamento. O novo espaço foi inaugurado pelo TRT da Bahia (TRT-5) nesta segunda (22), no 8⁰ andar do edifício, onde está localizado, e contou com a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Débora Machado, e do desembargador-ouvidor, Marcos Gurgel. O projeto é do Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-5.

A presidente Débora Machado destacou a atmosfera acolhedora do novo espaço. “Além de funcional, com poltronas próprias para o aleitamento e estrutura adequada para a higienização do bebê, o ambiente está muito bonito, com iluminação aconchegante, tudo para garantir tranquilidade à mulher trabalhadora que amamenta", pontuou.

A magistrada ainda lembrou que o fraldário é um projeto social que desde a sua criação, execução e efetivo funcionamento passou pelo trabalho cuidadoso de muitas mãos. E finalizou: "Estamos aqui para servir ao público, o que significa, também, tornar o nosso ambiente acessível e inclusivo, e poder proporcionar isso aos nossos bebezinhos nos encanta".

Imagem mostra o espaço do fraldário, ele possui bancadas e pia, e paredes decoradas com temas infantis

Ao abrir espaço para falas, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), Christianne Gurgel,  afirmou que o novo espaço "dará alma às paredes do Fórum, almas que respeitam e prezam pela dignidade". O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), Luís Carneiro, por sua vez, ressaltou que "muito mais que um espaço físico, a iniciativa traz a humanização das relações".

Já o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra-5), Leonardo Landulfo Jorge, classificou a iniciativa como “uma grande conquista para a sociedade baiana que utiliza os serviços da Justiça do Trabalho". A diretora de eventos da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), Ana Cláudia Oliveira, e a representante do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia (Sindjufe-BA), Cátia Soares, também parabenizaram o Tribunal baiano pela iniciativa.

Participaram do evento a juíza auxiliar da Presidência, Marília Sacramento; a então diretora do Fórum do Comércio, juíza Maria Elisa Costa Gonçalves; o diretor-geral do TRT-5, Orocil Pedreira; a diretora da Secretaria de Administração, Caroline Guimarães; e a diretora da Coordenadoria de Atendimento ao Público, Nilza Nogueira.

Primeira usuária

Mãe e pai utilizam o espaço para trocar a fralda do seu filho.

Daniela Celta e seu bebê de três meses, Felipe, foram os primeiros a utilizar o novo espaço. Ela, que é parte de um processo no TRT-5, afirmou que o fraldário é essencial no  dia a dia da correria da mulher. "Hoje mesmo eu e meu marido não tivemos com quem deixar Felipe em casa e ter um espaço privado para trocar o bebê e dar de mamar sem precisar expor a criança é muito importante para a dignidade da mãe e do bebê", disse.

 

Autoridades prestigiam e pousam para foto no Fraldário

Secom TRT-5 (Renata Carvalho) - 23/5/2023