TRT-5 recebe projeto-piloto em parceria com a Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista

 

Na imagem temos o presidente do TRT-5 falando ao microfone. Sentados ao seu lados as outras pessoas que compuseram a mesa do evento de abertura. A imagem pega ainda parte do público.

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) promove, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/1), o evento "Novos Rumos na Execução Trabalhista". O Regional baiano será ainda um Tribunal piloto do projeto da Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista (CNEET), que tem como objetivo treinar magistrados e servidores para o tratamento dos processos mais antigos em tramitação, implementando ações para conferir maior efetividade à execução.

O presidente do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy, inaugurou os trabalhos do dia expressando a alegria de iniciar o ano de 2024 com este evento, o qual considera "uma grande oportunidade". O desembargador parabenizou também a Escola Judicial (Ejud-5) pela escolha acertada do tema para a abertura do ano letivo e desejou um dia produtivo e de muita aprendizagem aos magistrados e servidores presentes.

O coordenador da Comissão Nacional da Efetividade da Execução Trabalhista, ministro Cláudio Brandão, iniciou seu discurso agradecendo ao Tribunal por abraçar o pioneirismo deste projeto. O magistrado explicou que hoje, na Bahia, estão iniciando um grande mutirão nacional para resolver pendências na execução, com um viés de atenção e colaboração com o 1º Grau. Segundo ele, o objetivo do projeto-piloto é melhorar e aprimorar a gestão da execução. 

A desembargadora Ana Paola Diniz, diretora da Ejud-5, agradeceu ao ministro pela generosidade de oferecer este presente. Nas palavras da desembargadora, "o TRT-5 desponta nesta iniciativa em um tema de grande importância e que preocupa o Judiciário Trabalhista". A mesa de abertura contou ainda com a presença da corregedora do TRT-5, desembargadora Ivana Magaldi, e do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, Carlos Abener Rodrigues.

PROGRAMAÇÃO
Ministro Cláudio Brandão discursa

Após a abertura, o evento prosseguiu com a apresentação, realizada pelo ministro Cláudio Brandão abordando o tema "Apresentação e Detalhamento do Projeto para o tratamento dos processos em execução". O juiz Carlos Abener Rodrigues e o servidor da Corregedoria Geral Cláudio Luidi Coelho apresentaram a ferramenta de Business Intelligence (BI), que auxiliará na execução do projeto. O evento também inclui oficinas de capacitação no "uso das ferramentas do E-gestão e Igest para gestão dos processos na fase de execução" e também "em fluxo de processos na fase de execução e técnicas avançadas e integradas de investigação patrimonial". Ambas as oficinas são ministradas pelos juízes André Braga Barreto (TRT-7), Anna Carolina Gontijo (TRT-2), Cacio Oliveira Manoel (TRT-21), Ivan José Tessaro (TRT-23), Rodrigo Clazer (TRT-9) e Vitor Yamada (TRT-14).

As palestras da parte da manhã desta quinta-feira (25/1) foram transmitidas pelo canal da Ejud-5 (link externo) no YouTube.

Secom TRT-5 (Fabricio Ferrarez) - 25/01/2024