TRT-5 é o Tribunal Trabalhista mais produtivo do 1º Grau em 2023

O presidente do TRT-5 , desembargador Jéferon Muricy, a corregedora regional, desembargadora Ivana Magaldi, e a supervisora do Centro Jurídico de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejusc 2), juíza Gabriela de Carvalho Meira.

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) alcançou o primeiro lugar em produtividade do 1º Grau, na fase de conhecimento (em que os juízes prolatam sentenças), no ano de 2023, de acordo com dados da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho. A boa notícia foi comunicada pelo presidente do TRT-5, desembargador Jéferson Muricy, nesta quarta-feira (10/4), numa apresentação da Administração do Regional durante o 17º Encontro da Magistratura Trabalhista do TRT-5. Na ocasião, o presidente e a corregedora regional, desembargadora Ivana Magaldi, tiveram a oportunidade de dialogar com os presentes e compartilhar metas e estratégias após 5 meses de trabalho.

Além do presidente e da corregedora, a mesa da apresentação foi composta pela supervisora do Centro Jurídico de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejusc 2), juíza Gabriela de Carvalho Meira, que detalhou os preparativos para a 8ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, a ser realizada no período de 20 a 24 de maio. O  Encontro da Magistratura, que ocorre no cerimonial Cecba, no Costa Azul, começou na segunda (8) e prossegue até esta sexta-feira (12).

Público do evento.

Produtividade

Tabela com a produtividade. Ela aponta o TRT-5 em primeiro lugar com os dados de 2022 e de 2023

De acordo com dados da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, a taxa de produtividade do Regional baiano no ano de 2023 foi de 113,4%, alcançando o primeiro lugar entre os 24 Tribunais Trabalhistas do país. No ano de 2022, o Tribunal obteve uma taxa de 107,79% e ficou em 9º lugar.

O presidente Jéferon Muricy parabenizou os magistrados de 1º Grau pelos avanços em eficiência e produtividade em um período tão curto. "Embora tenhamos ainda um longo caminho a percorrer para posicionar nosso Tribunal entre os mais eficientes do país, é inegável o empenho dos juízes e servidores na busca pela melhoria dos nossos índices de produtividade", ressaltou, destacando o comprometimento de todos os envolvidos.

Letramento para a Diversidade

O presidente do TRT-5 enfatizou que a escolha do tema do Encontro deste ano, "Letramento para a Diversidade", foi muito feliz: "Saímos com mais conhecimento e uma visão de mundo mais ampliada". Ele declarou que a Administração do TRT-5 está desenvolvendo projetos de qualificação para receber a pluralidade de públicos de forma mais adequada e respeitosa.

Sede nova

O magistrado ainda confirmou a mudança para a nova sede Complexo 2 de Julho, na Avenida Paralela, no primeiro trimestre de 2025. Ele disse que a obra está em andamento sem atrasos e ressaltou os benefícios, como a economia logística e a reintegração de todos os setores do Tribunal em um único espaço.

Ambiente organizacional

O presidente também mencionou os esforços da Administração para melhorar o ambiente organizacional, observando uma atmosfera mais positiva e amigável. Além disso, informou sobre a participação ativa do TRT-5 no programa Justiça 4.0 e enfatizou o compromisso em agilizar os processos de execução. "Um projeto piloto está sendo desenvolvido em parceria com a Comissão Nacional de Efetividade da Execução, visando identificar os gargalos e estabelecer estratégias para otimizar a gestão desses processos", comentou.

Por fim, o desembargador Jéferson Muricy destacou dois grandes problemas: o orçamento reduzido e a carência de servidores. "Solicito a compreensão dos colegas, pois estamos no limite do estrangulamento do orçamento e, atualmente, há 203 cargos vagos de servidores, o que representa quase 10% do total", afirmou.

Corregedoria e Cejusc

Por sua vez, a corregedora Ivana Magaldi agradeceu "a oportunidade não só de expor as metas e estratégias, mas também de ouvir os colegas magistrados, entender suas demandas e, por dever de lealdade, fornecer um feedback do que foi possível observar desde a posse em novembro".

Finalizando a roda de conversas, a coordenadora do Cejusc 2 salientou que a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é a oportunidade para o TRT-5 reafirmar o seu compromisso com a conciliação e consequente pacificação dos conflitos trabalhistas.

Secom TRT-5 (Renata Carvalho) – 12/4/2024