TRT da Bahia inicia treinamento dos novos juízes

foto: Secom TRT5

 

''A importância de como tratar bem as pessoas, não ter pressa e saber conviver, respeitando os preceitos legais e agindo sempre com humildade e firmeza'' foram alguns dos conselhos que o presidente do TRT da Bahia, desembargador Valtércio de Oliveira, deu aos novos juízes ao abrir o Curso de Formação Inicial para Magistrados do Trabalho, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório da Escola Judicial, em Nazaré. O presidente ainda citou a frase de Che Guevara: ''Hás de endurecer sem perder a ternura jamais'' e reiterou as boas vindas aos novos magistrados, garantindo que ''a Presidência sempre estará de portas abertas para recebê-los''.

 

O presidente também falou das dificuldades e das responsabilidades do juiz dos novos tempos, e que ''a cada dia é maior, não apenas a cobrança, mas a exigência da sociedade por um serviço judicial cada vez melhor''.


Os juízes recém-empossados do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região iniciaram, nesta quinta (3), o Curso de Formação Inicial, Módulo Regional, treinamento que ocorrerá durante 60 dias, envolvendo atividades teóricas e práticas, que serão realizadas no auditório da Escola Judicial e nas unidades jurisdicionais da capital.

 

Na manhã do primeiro dia do curso, os novos juízes participaram de palestras com o presidente e a vice-presidente do Tribunal, desembargadores Valtércio Ronaldo de Oliveira e Nélia Neves, a desembargadora Léa Reis Nunes (vice-coordenadora da Escola), o juiz auxiliar da presidência Gilmar Carneiro, e a juíza Andréa Presas (presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região- Amatra5).

 

foto: Secom TRT5

 

A desembargadora Nélia Neves contou a sua trajetória. ''Aqui nessa sala que fiz minha prova oral e tomei posse como juíza'', destacando as mudanças ocorridas no Tribunal. A vice-presidente também falou da importância de saber lidar com as pessoas, com as partes, os servidores, os advogados, e pontuou a importância do trabalho. ''Vocês estão chegando agora e têm o nosso apoio para o trabalho, que é diário'', e enfatizou a importância de se fazer justiça.

 

A desembargadora Léa Nunes destacou que os magistrados devem saber lidar com as pessoas, e falou sobre a realidade do trabalho na Justiça do Trabalho, ''é muito difícil a gente trabalhar nos finais de semana e feriados, mas tudo isso vale a pena porque temos o prazer de trabalhar com o que gostamos'', contou. A desembargadora apontou para a necessidade de se ter cuidado com as partes, e saber como ''fazer uma Justiça além do que se aprende na faculdade. É importante saber aplicar a lei com humanismo, fazendo uma Justiça mais leal''.

 

O juiz auxiliar da presidência Gilmar Carneiro explicou como funciona o seu cargo, mostrando para os novos juízes que a Presidência está apta para ouvi-los e auxiliar nas decisões. ''É importante ter um juiz de primeiro grau atuando junto à Administração do Tribunal'', e afirmou ainda que a função de juiz auxiliar foi uma conquista da magistratura, já que o cargo ajuda nas questões que envolvem 1° e 2° Graus. Ele ainda comentou a importância das mudanças de cargos dentro do Tribunal, que privilegiaram tanto a Presidência quanto a Corregedoria, pois ''ambas são auxiliadas hoje pelos juízes''.

 

Após as palestras, os novos juízes seguiram para uma conversa com a juíza Andréa Presas, presidente da Amatra5, que passou informações sobre o dia a dia do um juiz e a importância de se manterem informados sobre os assuntos do Judiciário e do Tribunal.

 

Secom TRT5 - 3/7/2014