TRT da Bahia investe na infraestrutura de fóruns do interior

foto: TRT5
Barreiras, Candeias, Irecê e Santo Amaro:  TRT5 realiza obras para melhorar atendimento nas unidades

 

Planejar e executar são as palavras de ordem da atual Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) para expandir e modernizar as instalações físicas da Justiça do Trabalho em várias cidades do interior. Em Camaçari, Candeias, Barreiras, Irecê e Santo Amaro, reformas deverão proporcionar às comunidades locais melhores condições de atendimento e infraestrutura.

 

foto: Ascom TRT5A Seção de Arquivo do Fórum Barachisio Lisboa (foto), em Camaçari, conta desde o início do ano com um novo anexo de aproximadamente 40 m² situado na garagem do prédio. De acordo com o diretor da Secretaria Administrativa do TRT5, Valdson de Oliveira, as obras foram realizadas durante o recesso de fim de ano e deverão atender provisoriamente as necessidades das quatro varas trabalhistas que funcionam naquele fórum, que estavam sem remeter processos para o arquivo por falta de espaço. ''A reforma foi rápida e sem custo adicional para o Tribunal, uma vez que aproveitamos materiais e divisórias de outros espaços'', afirmou.

 

Em Candeias, Barreiras e Irecê, onde o expediente externo está suspenso até o dia 31 deste mês (Atos TRT5 481 , 482 e 492/2011), as obras são mais abrangentes, pois incluem reparos no telhado e no revestimento interno, além de pintura das paredes, reforma da rede lógica, do circuito elétrico e das instalações hidráulicas. De acordo com o engenheiro do Departamento de Obras do TRT5, Fernando Sá Menezes, os três fóruns foram construídos em 1995 e possuem projetos arquitetônicos semelhantes, o que facilita o planejamento dos trabalhos.

 

foto: Ascom TRT5''No caso específico de Candeias, a reforma que está sendo realizada envolve também a construção de um novo anexo'', acrescentou Fernando. A necessidade de mais espaço no Fórum de Candeias (foto) se deu em razão da instalação de mais uma vara trabalhista naquele município, em julho de 2008. A estrutura do prédio havia sido concebida para atuar com apenas uma vara, de modo que não atendia a contento as atuais demandas jurisdicionais do município. No novo anexo deverão funcionar setores de apoio e administrativo, além de salas para advogados e oficiais de justiça.

 

O diretor-geral do Tribunal, Tarcísio Filgueiras, explica que o cronograma estipulado pela administração do Tribunal para a conclusão das obras em Candeias, Barreiras e Irecê, ajustado em novembro/2011, segue dentro da normalidade e as obras deverão ser concluídas no prazo previsto. ''O Fórum de Barreiras era a única preocupação, em razão de estar mais atrasado, em comparação aos demais'', pontuou o diretor-geral, adiantando que a Administração do TRT5, antecipando-se ao imprevisto, já conseguiu junto ao TRE de Barreiras um local para o funcionamento provisório da unidade, caso as obras eventualmente não sejam concluídas dentro do esperado. ''O expediente será retomado no dia 1º de fevereiro, independente do local'', garantiu.

 

foto: TRT5NOVO FÓRUM - Já a cidade de Santo Amaro, situada no recôncavo baiano, vai ganhar instalações completamente novas, mais amplas, de modo a atender com maior conforto à jurisdição local, composta também pelos municípios de Saubara, Terra Nova e São Francisco do Conde.

 

A obra (foto), que está sendo edificada num terreno de 2.500 m², com área construída de 690 m², tem previsão para ficar pronta ainda este semestre. Além da vara existente, no fórum funcionarão uma agência bancária, biblioteca, sala dos advogados e área de convivência. ''A proposta é proporcionar um melhor ambiente para magistrados, servidores e o público das varas'', ressaltou Filgueiras.

 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 23.01.2012