TRT da Bahia realiza primeira pauta de audiência eletrônica

foto: Ascom TRT5

 

O TRT da Bahia realizou na tarde desta segunda-feira (17) sua primeira pauta de audiência eletrônica, através do Portal de Serviços e-Samp, em funcionamento desde a última sexta-feira (14), na 27ª Vara do Trabalho de Salvador, 7º andar do Fórum do Comércio. Treze audiências foram realizadas pelo titular da unidade, juiz Rubem Dias do Nascimento Júnior, no sistema que, além das sessões eletrônicas, possibilita consulta de processo, agendamento de audiências, pré-cadastro de ações, entre outras funcionalidades, sem a necessidade do manuseio de papel.

 

''Houve muita expectativa, mas tudo ocorreu bem, conforme previsto'', garantiu o juiz Rubem Dias do Nascimento Júnior, para quem o e-Samp vai gerar mais praticidade, segurança e celeridade. Segundo o magistrado, o trabalho maior nesta fase inicial envolve a digitalização dos processos antigos, os chamados 'eletrônicos híbridos', que estão sendo paulatinamente convertidos à condição de eletrônicos. ''Dos processos da pauta desta segunda, oito se enquadravam nesta situação, mas digitalizamos tudo'', afirmou o juiz, que contou com servidores da Secretaria de Informática do Tribunal dando suporte ao uso da ferramenta.

 

Para a secretária de audiência da 27ª Vara, Luciana Maia, a implantação do Portal e-Samp é um grande avanço. ''Só o fato de não precisar mais juntar petições, documentos e ficar numerando folhas manualmente é motivo de comemoração'', ressaltou. Segundo Luciana, foi dada assistência a quem tinha dúvidas sobre o funcionamento das audiências no novo formato. Partes e advogados que ainda não tinham se cadastrado puderam fazê-lo antes da audiência, no serviço de autoatendimento. Quem trouxe documentos em pen drive ou em formato impresso também contou com notebooks e scanners para digitalização.


A estrutura montada agradou aos advogados. ''Eu não me cadastrei com antecedência e por isso levei os documentos impressos, mas tudo foi digitalizado no ato'', contou a advogada Alexsandra Meneses, cuja expectativa é a de que o sistema  seja aprimorado e implantado nas demais varas do Tribunal. Vale ressaltar, porém, que as pessoas devem se cadastrar com antecedência, validar seu cadastramento nos postos de atendimento e realizar sempre o envio eletrônico das petições. Se não ocorrer a remessa da documentação por esse meio, poderá ser realizada nos serviços de autoatendimento, que contarão com servidor para orientação aos usuários.


CADASTRO E TREINAMENTO - O Portal e-Samp pode ser acessado no site do TRT5, onde é possível consultar o Manual do Usuário e fazer o pré-credenciamento para utilizar a ferramenta. De 24 a 26 da próxima semana, prossegue o treinamento com duração de uma hora cada, na Sala de Informática da CDP, localizada no 11º andar do Fórum do Comércio. O participante que ainda não o fez, poderá se credenciar, desde que esteja portando documento de identificação e de atuação profissional. Para participar, não precisa realizar inscrição prévia, basta comparecer no local e horários previstos.


 

Ascom TRT5 (Lázaro Britto) - 18.10.2011 (atualizada em 19.10.2011)
Não lave o carro com mangueira. Com o balde você poupa água do planeta e economiza na conta.