TRT da Bahia segue mobilizado para implantação do PJe

foto: Ascom TRT5

 

Na reta final dos preparativos para a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), empenho e mobilização são as palavras de ordem no TRT da Bahia para a instalação, na próxima segunda-feira (21), do sistema na Vara do Trabalho de Santo Amaro e na 2ª Instância do TRT baiano. Na manhã desta quinta-feira (17), magistrados e servidores do Tribunal foram sensibilizados para o uso do sistema por meio de uma palestra concorrida  (foto) realizada pelo juiz Alexandre Azevedo, auxiliar do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), no auditório do Tribunal Pleno, em Nazaré.

 

Os trabalhos foram abertos pela presidente do TRT baiano, desembargadora Vânia Chaves, e pelo presidente do comitê gestor nacional do PJe, desembargador Cláudio Brandão. Eles falaram sobre a integração de diversos ramos do Judiciário trabalhista neste projeto nacional e ressaltaram a importância de todos no Tribunal estarem engajados para o sucesso do processo eletrônico. ''Trata-se de um caminho sem volta'', pontuou a presidente.

 

Em seguida, o representante do CSJT, juiz Alexandre Azevedo, fez uma palestra de sensibilização sobre o projeto, na qual comparou o processo eletrônico com a evolução dos tempos. Além de destacar requisitos técnicos observados no desenvolvimento das funcionalidades do novo sistema para a Justiça do Trabalho - como a contemplação de ferramentas de acessibilidade para as pessoas com deficiência -, o magistrado abordou aspectos relacionados à ''mudança de paradigmas sem precedentes'' advinda da expansão da tecnologia. 

 

Seguindo o cronograma de atividades, o desembargador Cláudio Brandão fez apresentação do módulo do segundo grau do PJe para os desembargadores, na própria sala do Pleno, enquanto o Juiz Alexandre Azevedo fez apresentação do módulo de primeiro grau aos magistrados, na Escola Judicial.

 

A apresentação contou com momentos de reflexão sobre o novo tipo de trabalho que, paulatinamente, passará a fazer parte do dia a dia do Judiciário trabalhista, e foi acompanhada com entusiasmo pelos presentes. ''Considerei muito pertinente a comparação feita pelo palestrante entre o processo eletrônico e a linha do tempo, o que me fez refletir que não há mais volta, e temos que acompanhar a evolução dos tempos'', afirmou uma servidora que trabalha na 2ª Instância do Tribunal.


foto: Ascom TRT5

 

PROGRAMAÇÃO - Na tarde desta quinta, ocorreu a operação assistida do PJE para desembargadores, na sede administrativa, em Nazaré. Já no Fórum do Comércio, o treinamento destinou-se para juízes e servidores não apenas da Vara de Santo Amaro, a primeira no Estado a receber o PJe, mas também das próximas unidades piloto - Candeias, Ilhéus e Itabuna. Nas apresentações (foto) conduzidas pelo desembargador Cláudio Brandão e pelo juiz do CSJT Alexandre Azevedo, juízes e desembargadores do TRT5 que já estão com certificado digital válido simularam diversas funcionalidades do novo sistema.

 

Nesta sexta-feira (18), será a vez de advogados, procuradores e membros do Ministério Público do Trabalho serem apresentados ao PJe. Confira o restante da programação abaixo:

 

Dia 18 de maio

Apresentação do PJE
Horário: 10 às 12 horas
Local: Tribunal Pleno
Público Alvo: Advogados, Procuradores e membros do Ministério Público

 

Reunião de Avaliação na Presidência
Horário: 14 horas
Local: Presidência
Público Alvo: Desembargadores

 

Ascom TRT5 - 18.05.2012