TRT Cultural apresenta recital de Fernando Pessoa

O grupo A Poesia Quando Chega, que apresenta nesta quinta-feira, dia 13, o recital do Projeto Quinta tem Poesia, às 17h30, na Escola Judicial, além do talento e dos poemas de Fernando Pessoa, tem como destaque a participação de dois servidores do TRT5: Joel Leal e Flávia Cortes. Criado após um workshop com a atriz Elisa Lucinda, o grupo vem se apresentando há cerca de um ano em vários recitais, declamando obras de poetas como Drummond, Vinícius de Morais, Adélia Prado e Mário Quintana.

 

Joel, lotado 2ª Vara de Salvador, explica que os dizedores do grupo se reúnem semanalmente para trocar idéias e fazer comentários sobre o recital que vão apresentar. Para mostrar a obra de Fernando Pessoa no TRT Cultural, que pela primeira vez promove um evento em Nazaré, houve intensa preparação do grupo.

 

Os próprios dizedores escolhem os poemas que vão declamar. O servidor optou pelo poema Em Linha Reta, um clássico de Álvaro de Campos, heterônimo de Pessoa. Já Flávia, assistente de juiz da 3ª Vara de Camaçari, vai declamar dois poemas do também heterônimo Alberto Caeiro.

 

Segundo Flávia, a escolha teve muito a ver com o momento atual que ela atravessa. ¿Um dos poemas que vou recitar fala que não devemos ser comparados a nada nem a ninguém, porque somos únicos¿, conta ela. Joel, que é formado em Letras e também escreve versos, explicou que a proposta do grupo é declamar os poemas de forma coloquial, apostando na emoção e no gestual.

 

Os servidores lotados no Comércio que tiverem interesse em assistir ao recital e necessitarem de transporte, devem agendar a locomoção com o Serviço de Projetos Especiais pelo ramal 7667.

 

Ascom/TRT5 ¿ 12.11.2008