TRT participa de testes para implantação de rede corporativa

O projeto da Rede Nacional da Justiça do Trabalho já está em fase de implantação e dois dos 12 ambientes escolhidos no país para a realização dos testes de aceitação do sistema estão no TRT baiano, nas cidades de Feira de Santana e Simões Filho. O projeto de rede corporativa faz parte do Sistema Integrado de Gestão da Informação da Justiça do Trabalho (SIGI-JT) e prevê a modernização das ações de informática que vêm sendo feitas no Judiciário Trabalhista.


O projeto, que será operado pela Embratel, além de permitir a interligação entre o TST e os TRTs, e destes com todas as Varas do Trabalho, proporcionará maior estabilidade, disponibilidade e possibilidade da implantação progressiva da tecnologia de "Voz sobre IP" e "Telefonia sobre IP" no âmbito da Justiça. Essas tecnologias, que enviam a comunicação de voz pela rede de dados utilizando o Protocolo da Internet, provocam uma redução nas despesas da empresa com ligações telefônicas de longa distância.


Márcio Fernando Ribeiro da Silva, diretor do Serviço de Tecnologia e Logística do TRT5 e membro da Comissão de Implantação de Rede, é o responsável, na região Nordeste, pela implantação do sistema. É ele quem irá auxiliar, conforme escalonamento proposto, os nove TRTs da área na realização dos serviços necessários.


Os Tribunais receberão ainda uma cartilha para ajudar as áreas técnicas que farão o acompanhamento da instalação, e um check-list para orientar as configurações de suporte a voz que serão implantadas pela Embratel em seus equipamentos.(Ascom TRT5 - 10.09.2007)