TRT realiza Seminário Trabalho Seguro para trabalhadores do Pólo

 

 

Em reunião ocorrida no Gabinete da Presidência, com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenções - SINDTICCC/BA, foi definida a data de 11 de outubro para a realização do Seminário Trabalho Seguro, dando continuidade à campanha de alerta sobre acidentes de trabalho iniciada em 2011 pelo Tribunal Superior do Trabalho. O evento  ocorrerá das 9h às 12h, no Teatro Alberto Martins, em Camaçari.

 

O coordenador do SINDTICCC/BA, Antônio Ubirajara, disse que a responsabilidade de organizar um evento como este com o TRT aumenta o compromisso com os trabalhadores. "Temos o objetivo de libertar os trabalhadores dos perigos de acidentes em sua rotina, multiplicando, cada vez mais, a ideia de proteção no mundo do trabalho". O sindicalista citou como avanço das ações voltadas ao trabalho seguro,  um acordo firmado com as empresas do Pólo, no sentido de regulamentar as paradas de manutenção, o que "nunca havia ocorrido, já que as paradas geravam greves entre outros graves problemas. Agora estamos acordados para o bem de todos", comemorou.

 

O superintendente de Desenvolvimento e Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, esclareceu que "a experiência de fazer um seminário no Pólo demonstrou o quanto a Justiça do Trabalho está atenta em busca de um entendimento do que é bom para todos".

 

Na Bahia, a campanha já passou pela Arena Fonte Nova, em julho de 2012, quando o ex-jogador Cafú veio especialmente para o evento, além da participação da cantora Margareth Menezes, e de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. Também ocorreram seminários na Federação das Indústrias da Bahia, em 2012, e no Cofic, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, em maio deste ano. Agora chegou a vez dos trabalhadores falarem da segurança no trabalho. A Cartilha Trabalho Seguro e Saudável, produzida pela Anamatra, será distribuída aos presentes, sendo mais um instrumento de proteção utilizado em muitas empresas.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 06/09/2013