TRT5 aprimora Programa de Qualidade de Vida

 

O Programa de Qualidade do TRT5 (PQV) foi apresentado, na última quinta-feira (9), à presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, com algumas novidades, como o Programa Bem-Estar, que propõe o retorno da ginástica laboral, além da criação do Espaço Saúde.

 

O Bem-Estar será voltado para incentivar os servidores e magistrados ao cultivo de hábitos saudáveis, incorporando-os à sua vida. A ideia é disponibilizar cursos sobre saúde em um portal, incentivando a troca de informações e o conhecimento das ações que o Tribunal oferece nesta área. Já o Espaço Saúde seriam salas onde podem ser realizadas gináticas laborais e outras atividades corporais.

 

O Qualidade de Vida é  pioneiro entre os Regionais do Brasil e destaque no Planejamento Estratégico do TRT5. Segundo a gerente do programa e coordenadora do Comitê de Saúde do Trabalhador (CSTRAB), Maria Daniela Mascarenhas, o PQV não visa a somente elaborar demandas assistencialistas para a dinâmica do trabalho.

 

Com ação direta nos ambientes, a intenção do programa é agir como mediador entre magistrados, servidores e a administração do Regional, resolvendo problemas e melhorando questões funcionais das atividades exercidas. "O foco do programa é a prevenção, observar os pontos em que são necessárias mudanças no trabalho para que as práticas saudáveis ganhem destaque", disse Maria Daniela.

 

Conheçam quais são os projetos que compõem o Programa de Qualidade de Vida do TRT5:

 

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional;
Projeto de Gerenciamento do Estresse;
Programa de Prevenção de Doenças Ocupacionais;
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais no TRT5;
Ginástica Laboral no TRT5;
Projeto Pausa Laboral;
Projeto de Promoção de Saúde Bucal;
Programa de Prevenção das Doenças Crônicas;
Projeto de acompanhamento de Magistrados e Servidores;
Projeto de Acompanhamento da implantação do PJe;
Projeto da Acessibilidade;
Programa Bem-Estar.

 

Secom TRT5 - 14/05/2013