TRT5-BA se iluminará de azul em prol do autismo e de verde pela prevenção de acidentes

“Trabalho mais seguro e saudável para todos” é o slogan da campanha para 2019

A partir do próximo dia 1º de abril quem passar à noite em frente aos prédios do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) em Salvador vai reparar que eles estarão iluminados de verde. O motivo é a adesão do TRT baiano ao Abril Verde, um movimento de âmbito nacional apoiado pelo Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho que visa promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador. A exceção será no dia 2 de abril, quando os prédios serão iluminados de azul, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. As duas ações estão sendo coordenadas pela desembargadora Maria das Graças Boness, gestora regional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho.

Com o slogan “Trabalho mais seguro e saudável para todos”, a campanha para o Abril Verde é de iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) juntamente com todos os Tribunais do Trabalho. O foco para este ano são as ações de prevenção de acidentes. O gestor nacional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Sebastião Oliveira, que é do TRT de Minas Gerais, afirma que "precisamos impor a prevenção, que envolve os conceitos de proteção e de precaução", uma vez que é mais barato prevenir e evitar acidentes do que reparar danos já causados.

BAHIA - Na Justiça do Trabalho da Bahia, entre as ações já definidas para o Abril Verde estão a realização de um seminário e a divulgação de materiais de conscientização no portal do Tribunal e nas plataformas digitais oficiais no Facebook, Instagram e Twitter, entre outras iniciativas.

Além do TRT5-BA, o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA) também participarão da campanha Abril Verde, com iluminação de prédios, realização de eventos, palestras, exposições e publicação de vídeos sobre o assunto em seus canais na internet.

ESTATÍSTICAS - Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, vinculado ao MPT, somente no estado da Bahia foram registrados mais de 60,8 mil auxílios-doença por acidente do trabalho de 2012 a 2017, período mais atualizado do levantamento. O impacto previdenciário desses afastamentos, segundo o Ministério da Previdência, ultrapassou a casa dos R$ 669 milhões, com a perda superior a 13,5 milhões de dias de trabalho.

O Observatório Digital aponta ainda a ocorrência de 648 mortes de pessoas no ambiente de trabalho nos últimos sete anos (2012-2018). Isso significa que a cada mês sete trabalhadores morrem em serviço na Bahia. As ocorrências em destaque são corte, laceração, ferida contusa, punctura, contusão, esmagamento, fratura e torção. O Observatório Digital revela ainda que as atividades econômicas mais frequentes envolvidas em acidentes são as de atendimento hospitalar, de construção de edifícios e de transporte rodoviário de carga.

ABRIL VERDE - O mês de abril foi escolhido para a campanha em razão de duas datas importantes: Dia Mundial da Saúde (7) e Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28). Este último foi instituído por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi sancionada a Lei 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Já o Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde.

Para marcar a data os prédios do TRT em Salvador serão iluminados de azul na terça-feira (2)

CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO - A pausa que o TRT da Bahia dará à causa da prevenção de acidentes no próximo dia 2 de abril será em prol de outra causa igualmente importante: a conscientização sobre o Transtorno de Aspectro Autista (TEA) e demais desordens comportamentais. Para homenagear a data, os prédios do TRT5-BA em Nazaré e no Comércio serão iluminados com a cor azul na noite da terça-feira. O ato simbólico, aderido por diversas instituições do mundo, busca chamar atenção para como a sociedade pode colaborar para melhorar a interação e a qualidade de vida de quem possui o autismo.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre o tema, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. A ideia é despertar o interesse de todos para que conheçam os sintomas e saibam da importância de um acompanhamento especializado. A conscientização também é feita por instituições como a Associação Brasileira de Autismo e a Associação de Amigos Autistas, que disponibilizam apoio para familiares e pessoas diagnosticadas.

Franz, filho da desembargadora Graça Boness, seu incentivador em prol da causa do autismo

Dedicada à causa e mãe de um filho autista, a desembargadora Graça Boness é uma das fundadoras da Escola Clínica Evolução, situada no bairro do Imbuí, em Salvador. A entidade filantrópica foi criada na década de 80 por um grupo de pais de crianças  autistas ou com desordens comportamentais. O objetivo: dar suporte àqueles que buscavam um ambiente capaz de proporcionar atividades terapêuticas e educacionais a seus filhos. “Nos inspiramos em grandes instituições americanas e paulistas quando fundamos a escola, com a finalidade de sermos também um centro de referência”, declarou a magistrada, afirmando que seu filho Franz, hoje com 31 anos, é o seu maior incentivador.

Atualmente, mais de 100 crianças e jovens em diversos graus de autismo frequentam a escola, a maior parte (60%) carentes financeiramente. O espaço conta com 36 colaboradores, entre professores, psicólogos, enfermeiros, educadores físicos e outros. Além das atividades curriculares pedagógicas, os atendidos contam com aulas de informática e artes, terapia ocupacional, hidroterapia e psiquiatria. Muitas mães participam do coditiano da instituição através da padaria e oficina de artes, que comercializam a produção em prol da escola-clínica.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o autismo não é uma doença, mas sim um distúrbio de desenvolvimento que surge geralmente nos três primeiros anos de vida. Esse distúrbio permanece por toda a vida e o perfil dos autistas inclui a introspecção e a falta de relacionamento com o próprio mundo, dificuldade no domínio da linguagem e comportamento restritivo e repetitivo.

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto e Juliani Rodowanski) – 28/03/2019 (Com informações do CSJT)