TRT5 começa a preparar sistema eletrônico de gestão

Uma portaria (0044/2009) do Corregedor Regional do TRT5, desembargador Raymundo Pinto, publicada ontem, dia 6, criou o Grupo Gestor Regional que vai promover as ações necessárias para a implantação, no Tribunal, do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas Judiciárias da Justiça do Trabalho ¿ e-Gestão. O sistema, um programa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) já disponível para o Regional baiano, vai possibilitar maior controle da produção da Justiça do Trabalho e indicar caminhos para melhorá-la, além de eliminar a elaboração do boletim estatístico.

 

O grupo é formado pelos servidores Maria Madalena de Brito Cunha (6ª Vara do Trabalho de Salvador), Laulito Porto (Gabinete da Desembargadora Maria de Lourdes Linhares), Railuze Saback (Serviço de Gerenciamento de Dados), Adriano Schultz e Roberto Ramos (Secretaria de Informática) e Maria Lourdes Brites (Serviço de Pessoal). As informações do e-Gestão serão disponibilizadas para o público do Tribunal a partir de julho, entre elas, os dados referentes à movimentação no dia anterior das estruturas administrativa e judiciária de toda a Justiça do Trabalho. Também serão acessadas informações que hoje constam do boletim estatístico e detalhes de cada processo.

 

As principais características do e-Gestão são a agilidade na obtenção de relatórios, o que antes exigia vários dias para a sua preparação, e a atualização diária dos dados relativos ao movimento processual e ao trabalho dos magistrados. Inicialmente o e-Gestão apresentava 260 itens de relatórios, como total de processos conclusos e de reclamações correcionais, entre outros. Agora em março, a equipe nacional responsável pela sua implantação, que é coordenada pela Comissão de Avaliação dos Projetos de Informatização da Justiça do Trabalho (Capi-JT), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), resolveu ampliar o escopo do sistema, contemplando o detalhamento total do boletim estatístico.

 

Quatro regionais trabalham no projeto-piloto do e-Gestão: além do TRT5, também fazem parte as 2ª (SP), 4ª (RS) e 9ª (PR) Regiões. Estes regionais ficam responsáveis por passar a experiência para os demais 24 regionais da Justiça do Trabalho.


Ascom/TRT5 ¿ 07.04.2009