TRT5 debate gestão por competências em reunião nacional do CSJT

Amoni e Maria das Graças na primeira fila, as 3ª e 4ª  da esquerda para a direita 

 

As diretoras da Secretaria de Gestão de Pessoas e da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) do TRT5, Amoni Guerra Pessoa Lavigne e Maria das Graças Lima Brandão, respectivamente, participaram da reunião promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), na terça-feira (30), em Brasília, para a troca de ideias sobre o processo de implantação do Programa de Gestão de Pessoas com base no modelo de gestão por competências. O encontro envolveu gestores de recursos humanos dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), uma vez que todos devem realizar a implantação ainda em 2014. O sistema de gestão por competências, na administração pública, possibilita o aperfeiçoamento das pessoas sobre as áreas de conhecimento mais necessárias à realização de suas atividades.

 

O funcionamento do Plano de Desenvolvimento Gerencial (PDG) com base em modelo de gestão por competências na estrutura da Justiça do Trabalho é uma das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para este ano. Essa proposta, porém, não é recente, uma vez que o CSJT editou a Resolução nº 92/2012, com vistas a estabelecer um cronograma de ações para instalar o sistema de gestão por competências nos órgãos de primeiro e segundo graus até maio de 2014.

 

Segundo a coordenadora de gestão de pessoas do CSJT, Rosa Amélia Casado, apesar dessa programação, apenas 29% dos tribunais regionais conseguiram instalar o PDG em suas estruturas, de acordo com informações levantadas neste mês de setembro. Em outros TRTs, a exemplo do Regional baiano, o sistema já começou a ser implantado, com previsão de avaliar todos os postos de trabalho em outubro/2014.

 

"Diante deste cenário, realizamos este encontro para a troca de informações, apresentação das dificuldades e também de práticas dos Regionais que já consolidaram seus programas. Vamos criar um grupo de trabalho permanente com o objetivo de promover, de forma definitiva, a gestão por competências na Justiça do Trabalho. Em primeiro plano, atuaremos com os cargos gerenciais e, depois, passaremos às demais funções", disse Rosa Amélia.

 

Durante a reunião, a parte da manhã ficou reservada para o debate sobre a gestão por competências na Justiça trabalhista, com conhecimento de boas práticas desenvolvidas na implantação do sistema. À tarde, os participantes escolheram os membros do Grupo de Trabalho supracitado, bem como de Grupo de Negócios para avaliar a possibilidade de desenvolver um sistema informatizado nacional para tratar da matéria.
 


Secom TRT5 (com informações do CSJT) - 1º/10/2014