TRT5 divulga Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações

O TRT da 5ª Região (TRT5-BA) divulgou no último dia 29 o seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC), que orienta o planejamento e a execução das ações da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), de maneira a garantir o alinhamento com o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e com o Planejamento Estratégico de TI (PETIC).

 

O Plano Diretor tem como principais objetivos aprimorar a gestão dos recursos e a capacidade de Tecnologia da Informação (TI); direcionar os investimentos, assegurar a conformidade com as legislações/normatizações locais e nacionais e de dar transparência à forma de atuação da área de TI e ao seu valor agregado para a organização.

 

O documento tem vigência anual, contemplando o período entre janeiro a dezembro de 2014. Esta vigência considera que ao final do ano será realizada a revisão do PEI e do PETIC, eventos que impactarão diretamente no planejamento para o período posterior.

 

A Setic realizará periodicamente reuniões para acompanhamento dos indicadores e das iniciativas previstas no PDTIC, bem como das ações decorrentes dessas iniciativas, podendo, para tanto, contar com o apoio técnico da Secretaria de Gestão Estratégica. O PDTIC poderá ser revisto no decorrer do ano, após exame pela Comissão de Informática, caso haja fato que justifique a necessidade de ajustes.

 

O papel da área de Tecnologia da Informação e Comunicações tem sido fundamental no planejamento e na implantação das estratégias do Poder Judiciário. Este entendimento foi destacado pelo Conselho Nacional de Justiça através da Resolução nº90/2009, que determina que os Tribunais devam manter serviços de tecnologia da informação e comunicações necessários à adequada prestação jurisdicional.


 
EQUIPE - A equipe de elaboração do Plano Diretor foi composta pelo desembargador Jeferson Muricy, presidente da Comissão de Informática, e pelos servidores Manoel Evangelista Neto, secretário-geral da Presidência, Cláudia Cristina Ferreira Jorge, diretora da Setic, e Mônica Hanhoerster Silva e Patrícia Silva Vidal, também da Setic.


 
Leia a integra do PDTIC no Diário da Justiça do TRT5 de 29/01/2014


 
Secom TRT5 - 30/01/2014