TRT5 firma parceria com Brigada do CAB para prevenção de incêndios

Funcionários do Serviço de Saúde participa de aula de primeiros socorros com o major da PM Antonio Júlio Nascimento

 

Quinze servidores voluntários do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) lotados no Edifício Presidente Médici, em Nazaré, vão participar, de 2 a 5 de outubro, do 4º Curso de Formação de Brigada de Incêndio promovido pela comissão que atua no PPCI-BA (Plano de Prevenção de Incêndio do Centro Administrativo da Bahia - CAB). A Comissão é formada por representantes da SUCAB (Superintendência de Construções Administrativas da Bahia), Ministério Público do Estado (MP-BA), SICM (Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Cerb (Companhia de Engenharia Rural da Bahia) e outros órgãos com prédios localizados no Centro Administrativo.

 

A promoção do curso para brigadistas do Tribunal do Trabalho, que passa, a partir de então, a integrar o PPCI-BA, é resultado da parceria firmada entre o TRT5 e a equipe da comissão, em encontro que aconteceu nesta última quarta-feira, dia 12, na sede da SUCAB. A proposta partiu do coordenador da Brigada de Incêndio do TJ-BA, Renato Pessoa, que participou da reunião junto com o chefe de segurança do TRT, Pedro Marcelo Reis, e representantes dos outros órgãos. Dentre técnicos e engenheiros em segurança do trabalho, também estavam a coordenadora de apoio do CAB, Amélia Hilda e os coronéis da PM Nelson Vasconcelos e Cristovam Pinheiro, que representaram o Corpo de Bombeiros.

 

O curso de 32 horas será oferecido a uma turma com 80 brigadistas advindos dos órgãos que participam do PPCI. O treinamento, que será ministrado por integrantes do Corpo de Bombeiros, consistirá numa parte teórica a ser realizada no auditório do TJ-BA e outra prática, que acontece na sede do 10º Grupamento de Bombeiros Militares, em Simões Filho, para onde os brigadistas serão transportados em dois ônibus. Na parceria, o TRT ficou incumbido de fornecer extintores de incêndio e água para as aulas a serem realizadas. O curso de formação de brigada do PPCI-BA busca incentivar a cultura de prevenção a incêndios nos espaços do Centro Administrativo da Bahia. No local, o TRT baiano dispõe de um terreno de aproximadamente 40 mil metros quadrados, cogitado para a construção de uma futura sede definitiva que deverá concentrar num só espaço as áreas judiciária, administrativa e as varas trabalhistas.

 

A brigada do Fórum Presidente Médici será formada, a princípio, por funcionários de áreas que oferecem maior grau de risco de incêndio como os servidores do Departamento Gráfico, os eletricistas e o pessoal do Departamento de Segurança. De acordo com Pedro Marcelo, o ideal é que se tenha, no mínimo, dois voluntários para cada andar. O responsável pela formação da brigada no TRT afirma que já é certa também a constituição de uma nova turma com 40 voluntários cujo treinamento deve ocorrer no mês de novembro.

 

Funcionários de outros órgãos localizados no CAB que queiram participar do curso de formação de brigada de incêndio devem se dirigir à coordenação do grupo, na garagem Sul, ou a Assessoria Administrativa, no prédio do TJ. Maiores informações pelo telefone 3372-5289.

 

Primeiros socorros - Servidores do Serviço de Saúde do TRT5 participaram na última quarta-feira, dia 12, na sala de aula do DDRH, em Nazaré, de um treinamento para a prestação dos primeiros socorros a vítimas de acidentes. O treinamento, que engloba, dentre outras informações, orientações básicas sobre salvamentos, técnicas de prevenção e de combate ao fogo, vem sendo oferecido desde maio à equipe que forma a Brigada de Incêndio do TRT, com atuação no Fórum do Comércio. O objetivo é, segundo o major da PM Antonio Júlio Nascimento Silva, do Corpo de Bombeiros, que vem ministrando as aulas, passar aos brigadistas ações preventivas que devem ser adotadas cotidianamente por qualquer indivíduo. (Ascom TRT5 - 17.09.2007)