TRT5 homenageia personalidades

O governador Jaques Wagner, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Rider Nogueira de Brito, a Procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região Ana Emília Andrade Albuquerque da Silva, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo,  o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Benito Alcântara Figueiredo e os deputados federais Nelson Pelegrino e Alice Portugal estão entre as personalidades agraciadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5),  com A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia - Comenda Ministro Coqueijo. A entrega da honraria será realizada no próximo dia 8, às 17 horas, em solenidade que será realizada no Palácio da Aclamação, em Salvador.


 A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia, instituída pela Resolução Administrativa 034/2003, do Órgão Especial do TRT5, foi criada para agraciar "personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que se tenham destacado no Direito ou em outra atividade sócio-cultural, ou prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho". O atual Conselho da Ordem está composto pelos desembargadores federais do trabalho Roberto Pessoa (grão Mestre), Gustavo Lanat, Graça Laranjeira, Tadeu Vieira e Alcino Felizola.


A Ordem do Mérito Judiciário da Bahia, cuja comenda homenageia a memória do Ministro Coqueijo Costa, que foi presidente do TRT5, está constituída nos graus de Grã-Cruz; Grande Oficial; Comendador e Oficial. Dois quadros integram o grau Grã-Cruz: o ordinário, que é integrado pelos desembargadores federais do Trabalho do TRT5, e o especial, que é integrado pelo Governador do Estado da Bahia, pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, pelo Procurador Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região e pelo Prefeito de Salvador.


Já a concessão nos demais graus obedece aos seguintes critérios;  Grande Oficial: Ministros de Tribunais Superiores; Ministros de Estado; Juízes de segundo grau ou Desembargadores; Senadores, Deputados, Prefeitos e Vereadores.  Comendador: Juízes de 1º grau; professores universitários entre outras personalidades ou instituições. Oficial: servidores públicos; artistas; desportistas; oficiais civis e militares e professores, assim como funcionários do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª .


Entre as demais personalidades agraciadas, estão o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Peçanha Martins, os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Gelson de Azevedo, Hylo Bezerra Gurgel, José Luciano Castilho, José Simpliciano Fontes de Farias Fernandes, Lélio Bentes Corrêa e Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, magistrados, advogados e servidores do TRT5, conforme relação a seguir:


 

Personalidades agraciadas

 

Alice Mazzuco Portugal
Ana Emília Albuquerque
Antônio Cruz Vieira
Antônio Lantyer Nonato Marques
Benito de Alcântara Figueiredo
Celsemy Manoel Andrade
Érito Francisco Machado
Hylo Bezerra Gurgel
Ismênia Ferreira Quadros
Jaques Wagner
José Alfredo Cruz Guimarães
José Joaquim de Almeida Neto
José Luciano Castilho
Lícia de Castro Laranjeira Carvalho
Lysandro Tourinho Costa
José Marcelo do Nascimento Nilo
Antônio Maron Agle
Maurício dos Santos Pereira
Menandro Ramos Negreiros Falcão
Nelson Vicente Portela Pellegrino
Odimar de Almeida Leite
Ronald Olivar de Amorim e Souza
Washington Luíz da Trindade
Ailton Daltro Martins
Amâncio José de Souza Neto
Carlos Colavope Filho
Centro Espírita Cavaleiros da Luz
Jairo Alfredo Oliveira Carneiro
João Batista Sales Souza
Johnson Meira Santos
José Martins Catharino
Maria de Fátima Coelho Borges Stern
Nilson Castelo Branco
Antônio Carlos Mata da Silva
Antônio Paraíso Moraes
Enilda Borges Baltazar dos Santos
Hildérico Trigueiros Caldas
Joaquim Augusto Bandeira Júnior
José Alberto Lima Medrado
José Antônio Mello de Uzêda
José Orlando Lago Damasceno
Maria das Graças Costa Cruz
Tarcísio José Filgueiras dos Reis
Antônio Raymundo Laranjeira
Eliseu Pereira do Nascimento
José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes
Josenildo dos Santos Carvalho
Lelio Bentes Corrêa
Nelson Tomaz Braga
Francisco Peçanha Martins
Pedro Inácio da Silva
Suzane Faillace Lacerda Castelo Branco
Rider Nogueira de Brito
Gelson de Azevedo
Maria Cristina Irigoyen Peduzzi
João Pinheiro de Souza