TRT5 institui Rede de Governança para planejamento estratégico 2015/2020

O presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, instituiu, por meio do Ato 489/2014, a Rede de Governança Colaborativa da Estratégia do Tribunal, que vai conduzir os trabalhos de elaboração do novo planejamento estratégico do TRT5 (período 2015/2020). Dentre outras atribuições, o grupo de trabalho deverá promover o alinhamento do planejamento estratégico do Regional com aqueles do Poder Judiciário Nacional e da Justiça do Trabalho. O resultado final de suas ações deverá ser submetido à apreciação do Órgão Especial do TRT5.


 
O TRT5 já conta com um plano de revisão e desdobramento do Planejamento Estratégico Institucional - PEI, apresentado pelo Comitê de Gestão Estratégica do TRT5, na Reunião da Análise da Estratégia (RAE) ocorrida no início de setembro. O plano será realizado com etapas de diagnóstico, oficinas para elaboração do texto e aprovação final. 

 

O planejamento estratégico será afinado com programas traçados pela Rede de Governança Colaborativa da Justiça do Trabalho e abordará os macrodesafios do Poder Judiciário, dentre os quais a garantia dos direitos da cidadania, a celeridade e produtividade na prestação jurisdicional, o combate à corrupção e improbidade administrativa, a adoção de soluções alternativas de conflito, a gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes e o aperfeiçoamento da gestão de custos.

 

A Rede de Governança Colaborativa da Estratégia terá a seguinte estrutura:
 
- Coordenação-Geral: desembargadores presidente, vice-presidente e gestor de Metas do TRT5
 
- Equipe de Gestores: desembargadores presidente, vice-presidente e gestor de Metas; corregedor e vice-corregedor regional; desembargadores do Trabalho; desembargador diretor da Escola Judicial do TRT5; juízes auxiliares da Presidência; secretário-geral da Presidência; diretor-geral e diretores da Secretaria-Geral Judiciária, das Secretarias de Administração, de Gestão Estratégica, de Tecnologia da Informação e Comunicações, de Gestão de Pessoas, de Orçamento e Finanças, de Organização e Métodos e de Comunicação Social; da Secretaria da Corregedoria Regional.
 
- Equipe de Gestores Ampliada: os integrantes da Equipe de Gestores, as Varas do Trabalho, representadas pela Comissão de Diretores de Secretaria de Varas do Trabalho e Órgãos externos que interagem com o TRT5 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Amatra5; Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal na Bahia - Sindjufe-BA; Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional da Bahia - OAB-BA; Associação Baiana de Advogados Trabalhistas - Abat e Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região - PRT5).

 

A Secretaria de Gestão Estratégica deverá apoiar o Comitê Gestor da Estratégia da Justiça do Trabalho nas atividades de elaboração, execução e acompanhamento do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho e do TRT5. Também deverá assessorar o presidente e o gestor de Metas do TRT5.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 15/10/2014