TRT5 já reduziu em 78 toneladas o consumo de papel

 

Desde a edição do Plano de Logística Sustentável, em fevereiro de 2016, o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), vem adotando medidas sustentáveis que permitiram a redução do uso de energia, papéis e copos plásticos, em total consonância com as questões socioambientais. Com isso, 78 toneladas de papel foram economizadas em todo o Tribunal – permitindo que quase 3.000 árvores deixassem de ser destruídas – além da economia de 7,7 milhões de litros de água e 389 mil kwh de energia elétrica.

Os resultados fazem parte de um relatório da Comissão de Gestão Socioambiental do TRT, que acompanha paulatinamente as medidas de sustentabilidade. Dentre as ações que contribuíram para economia de recursos estão a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que reduziu, significativamente, o uso de papel, e ações de conscientização para o uso da energia elétrica, que ajudaram a diminuir em 12% o consumo da mesma.

Além dos benefícios econômicos, que somam mais de meio milhão se comparados a 2015, a iniciativa fomenta o cuidado com a natureza. O TRT5 utiliza o gás ecológico R-410A, que dispensa o uso do gás CFC, causador de agressões à camada de Ozônio. Além disso, sendo o plástico um dos maiores formadores do lixo encontrado nos oceanos, houve uma redução de 6,53% no uso de copos descartáveis na instituição.