TRT5 julga na 5ª (7/8) greve de trabalhadores da Cegelec

Uma sessão na próxima quinta-feira (7/8), às 14 horas, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), em Nazaré, deverá julgar a greve de trabalhadores da Cegelec S/A, empresa que funciona no Polo Petroquímico de Camaçari. No último dia 30 de julho, em sessão no TRT5, patrões e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (STIM), concordaram com o acordo proposto pelo presidente do Tribunal, desembargador Valtércio de Oliveira, e pelo procurador regional Jairo Sento-Sé (Veja abaixo), mas, em assembléia no dia 31, a categoria profissional rejeitou os termos da conciliação.
 
 


A Cegelec presta serviços na área de metalurgia, inclusive manutenção e reparação de máquinas e equipamentos de uso industrial em geral. Na Bahia ela tem, entre outros clientes, a Petrobrás. Veja os termos do acordo proposto no TRT5:
 
 
1) Cesta básica de R$ 360;


2) PLR no valor de R$ 1.100, com desconto apenas para faltas injustificadas;


3) Reajuste salarial de 8,71%, adicionado de 3,5% para as funções de Auxiliar Administrativo II, Auxiliar Almoxarifado, Auxiliar de Planejamento, Caldeireiro B, Eletricista de Manutenção B, Eletricista Especializado B, Jateador B, Laminador, Lixador, Maçariqueiro B, Mecânico Manutenção C, Montador Andaime B, Motorista Carreteiro D, Motorista Operador de Munck, Operador de Retro Escavadeira, Pintor C e Soldador RX C;


4) Com relação aos dias de paralisação, inclusive os anteriores à decretação formal da greve, foi proposto o abono de seis dias e a compensação dos outros seis dias caso o retorno ao trabalho ocorresse em 31/07/2014, excluindo a compensação aos domingos. Os trabalhadores que prestaram serviços durante as emergências, terriam a jornada integralmente reconhecida, ainda que hajam prestado serviço apenas em parte dela.


 
DISSÍDIO COLETIVO DE GREVE Nº 0000630-08.2014.5.05.0000 DCG


 
Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 1°/8/2014