TRT5 lança novo portal na internet

Na próxima quinta-feira, dia 15, a Justiça do Trabalho baiana se tornará ainda mais acessível para os seus usuários. O TRT5 vai lançar, às 17 horas, no Salão do Pleno, um novo portal na internet, que além de contar com um leiaute mais moderno e de melhor navegabilidade, oferecerá mais serviços destinados a facilitar a vida das partes e dos advogados trabalhistas.


O leiaute da nova página, que manterá o endereço www.trt5.jus.br, procurou garantir a distribuição temática das informações - em vez de setorizada - a fim de facilitar o acesso dos usuários por área de interesse. Os advogados, por exemplo, terão link específico, que concentrará serviços voltados para a categoria, inclusive com algumas inovações, como o pedido de sustentação oral on-line; a Central de Cargas, que permite a solicitação de processos para retirada em um só local e o e-doc, sistema de peticionamento com certificação digital.


Algumas outras novidades serão a emissão on-line de guias de depósito por número de processo, a disponibilização dos editais de praças/leilões, além das pautas de audiência das Varas do interior e do Juízo de Conciliação de 2ª Instância.


O site também vai divulgar dados sobre produtividade de magistrados, estatística processual de 1ª e 2ª instância e dados de arrecadação, reiterando o compromisso de transparência da instituição.


Uma mudança de cunho tecnológico importante é que os servidores encarregados de inserir conteúdo nos links poderão fazer isso de qualquer computador conectado à internet. Dessa forma, a atualização dos dados poderá ser feita, quando necessário, fora do Tribunal e até mesmo em outra cidade.


O presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, convidou magistrados, servidores e representantes das principais entidades associativas relacionadas com a Justiça do Trabalho para o lançamento do novo site.


O ex-presidente do Tribunal, desembargador aposentado Ronald Amorim, criador da Secretaria de Informática, falará sobre os primórdios da informatização do TRT, lembrando que o primeiro site da instituição foi lançado na gestão do desembargador aposentado Raymundo Figueirôa. A apresentação da nova página será feita pelo  presidente da Comissão de Informática do TRT5, desembargador Cláudio Brandão.