TRT5 participa do 2º Fórum de EAD do Poder Judiciário

foto: .

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) participou do 2º Fórum de Educação a Distância do Poder Judiciário (foto), que aconteceu de 24 a 26 deste mês em Brasília-DF. A presidente do TRT5, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, foi representada pelos juízes George Santos Almeida e Rubem Dias do Nascimento Júnior, titulares das Varas 2ª de Camaçari e 27ª de Salvador, respectivamente, e pelas servidoras Cristiane Lobo e Cristiana Sarmento, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) do Tribunal.

 

Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o fórum teve como público alvo servidores de todo Poder Judiciário, além de convidados dos Poderes Legislativo e Executivo e do Ministério Público. Cerca de 300 pessoas participaram do encontro, que teve como objetivo difundir a metodologia de Educação a Distância (EAD), incentivar o compartilhamento de conteúdos e proporcionar alternativas para o desenvolvimento de pessoas, com otimização de recursos públicos.

 

Foram três dias de palestras e workshops com os maiores especialistas em educação a distância e corporativa do país. Também foram apresentados casos de sucesso de órgãos do Poder Judiciário. Entre os temas abordados: educação online, avaliação em EAD, redes colaborativas, desenho instrucional, universidade corporativa virtual e gestão do conhecimento em EAD.

 

Para o juiz George Almeida, que integra o Conselho Consultivo da Escola Judicial do TRT5 e o Comitê do Sistema Integrado de Formação da Magistratura do Trabalho (SIFMT/Enamat), o evento revelou o amadurecimento e o envolvimento dos órgãos do Judiciário com as novas tendências em educação, além de reafirmar a importância da EAD como ferramenta de formação, treinamento, capacitação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores. ''O fórum propiciou o intercâmbio de ideias e experiências, um núcleo de incentivo ao uso das novas tecnologias a serviço de um Judiciário moderno, atualizado e alinhado com as novas formas de capacitação'', afirmou o magistrado.

 

EAD NO TRT5 - A modalidade de Educação a Distância foi implantada no TRT baiano no ano de 2008, derivada da necessidade de se levar a um maior número de servidores os cursos desenvolvidos pelo Regional. Segundo a diretora da CDP, Cristiane Lôbo, o projeto surgiu inicialmente da necessidade de atender a demanda dos servidores lotados em Varas do interior. ''Conseguimos aumentar a oferta de cursos para os servidores do interior, tendo em vista que as despesas que o Regional tem com passagens e diárias dos instrutores ou mesmo dos participantes são reduzidas nessa modalidade'', informa.

 

Em outubro daquele ano aconteceu o primeiro curso do projeto - À crase, com prazer - na área de língua portuguesa. Nos últimos doze meses, dos 195 treinamentos promovidos apenas pela CDP, 23 deles foram na modalidade a distância, através da internet. A plataforma de aprendizado utilizada é o Moodle, software livre adotado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em conformidade com o projeto nacional do TST, que já vem sendo utilizado em vários Regionais do país.

 

Ascom TRT5 - 30.11.2010
Se tiver que imprimir, use os dois lados do papel. A produção dele requer água, energia e sacrifica árvores.