TRT5 participa de inauguração de projeto para medicamento da rede pública

 

A vice-presidente do TRT5, desembargadora Nélia Neves, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, presentes na manhã desta quinta-feira (28/11) na inauguração da planta de sevelamer da ITF Chemical, no Polo Industrial de Camaçari, reconheceram a dupla importância da iniciativa. A fábrica vai suprir a demanda nacional do cloridrato de sevelamer, substância usada em medicamentos para insuficiência renal crônica, e ao mesmo tempo, representará um salto para a indústria da Bahia, gerando empregos em área de tecnologia complexa. A magistrada representou o presidente do Tribunal, desembargador Valtércio de Oliveira, na cerimônia.

 

Segundo João Antonio Silveira, diretor industrial da ITF, a nova planta tem investimento de R$ 30 milhões, e deve produzir 50 toneladas de cloridrato de sevelamer por ano, podendo chegar a até 100 toneladas anuais. Ela permitirá que a Bahiafarma, em parceria com a indústria brasileira Cristália, fabrique o medicamento ainda este ano para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A ITF já existe há 13 anos, e produzia o cloridrato em pequena escala para exportação. O Ministério da Saúde resolveu incentivar a criação de uma planta específica para esse fim, articulada com a Bahiafama e aproveitando a estrutura industrial de Camaçari.

 


A inauguração contou também com as presenças do presidente da ITF Chemical, Paolo Oligeri, do cônsul da Itália, Giovanni Pisanu, do secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, do gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Antonio Mallet, e do secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla. Compareceram à cerimônia, ainda, os prefeitos de Camaçari, Ademar Delgado, e de Dias Dávila, Jussara Márcia.

 

A vice-presidente do TRT5 esteve acompanhada do seu assessor Ruy Serravale, que ressaltou o benefício que deve ser proporcionado à população carente, que precisa de tratamento na rede pública. 


 
Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 28/11/2013