TRT5 participa de reunião nacional de gestão documental

Desembargador Esequias de Oliveira (à direita) participa de grupo de trabalho no evento

 

A Comissão Permanente de Documentação do TRT5 representou o Tribunal baiano no I Simpósio de Gestão Documental da Justiça do Trabalho do TRT da 24ª Região (MS), ocorrido dias 30 e 31 de maio. A comissão é presidida pelo desembargador Ezequias Pereira de Oliveira e tem como membros os servidores Benedito José de Santana e Luciano Filgueiras, do Arquivo Geral e do Gabinete da desembargadora Maria das Graças Boness, respectivamente. O Simpósio congregou a reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), palestras e uma oficina para treinamento e capacitação do público participante - realizada no dia 31/5 pela Professora Viviane Tessitore, historiógrafa do Centro de Documentação e Informação Científica da PUC-SP.

 

O evento, que teve como tema "A Política de Gestão de Documentos como ferramenta de Preservação da Memória Institucional", reuniu 22 delegações de TRTs. Foram aproximadamente 200 participantes, entre especialistas de renome nacional, representantes do Poder Judiciário (magistrados e servidores) e membros da comunidade acadêmica. Nesta terça (31), foram apresentados os primeiros resultados da análise histórica dos processos judiciais do TRT da 24ª Região, objeto do Acordo de Cooperação Técnica realizado entre o Tribunal e a Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.


ABERTURA - Na abertura do Simpósio, no último dia 31, o presidente do TRT24, desembargador Marcio Vasques de Almeida, enfatizou que a partir da década de 1990, com o advento da internet, a gestão documental tem requerido maior atenção por parte dos gestores ", uma vez que a alta produção e difusão de documentos e informações tem exigido das instituições a releitura e a revisão dos paradigmas de guarda de documentos arquivísticos". Ainda de acordo com o magistrado, "a Justiça do Trabalho vem desenhando uma nova política de gestão de documentos em sua esfera de atuação, como forma de ajustar-se a essa nova realidade global", expôs o Presidente.

 

Durante o a abertura, o desembargador aposentado do TRT24, Abdalla Jallad, fez a aposição do selo adesivo do "Acervo Histórico" do TRT da 24ª Região na Ata da Sessão Solene de instalação do Tribunal, datada de 8 de janeiro de 1993. Também foram feitas as aposições no 1º Acórdão do Tribunal, no 1º processo da Vara do Trabalho de Ponta Porã, no 1º processo da Vara do Trabalho de Corumbá e no processo da 1ª audiência realizada na Aldeia Indígena de Dourados.

 

Ascom TRT5 com informações e foto da Ascom TRT24 - 01.06.2011

Evite usar sacola plástica: ela leva até 300 anos para se decompor.