TRT5 presente nas homenagens aos 80 anos do Crea-BA

O presidente do Senge, a deputada Maria del Carmen, o presidente do Crea e a desembargadora Nélia Neves

 

 

A vice-presidente do TRT5, desembargadora Nélia Neves, no exercício da Presidência, participou, na manhã desta quarta-feira (23/4), da Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Bahia que comemorou os 80 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). O evento reuniu parlamentares engenheiros no plenário da Alba e homenageou profissionais que se destacaram na Bahia.

 

A sessão foi proposta pelo deputado Marcelino Galo e dirigida pela deputada Maria del Carmen. A mesa foi composta pelo presidente do Crea-BA, Marco Antonio Amigo, pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro, representando o governador do Estado, pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros (Senge), Ubiratan Felix, pelo diretor da Escola Politécnica da UFBA, Luís Edmundo Filho, entre outras autoridades.

 

O evento contou também com as participações dos deputados Cacá Leão, José Neto, Luiz Augusto, Paulo Azi e Joseildo Ramos, por representantes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e de organismos profissionais e estudantis de áreas abrangidas pela ação do Conselho Regional (engenharia, agronomia, meteorologia, geografia, geologia, tecnólogos e técnicos de nível médio).

 

A importância do Conselho para a defesa da qualidade técnica, do meio ambiente, da melhoria dos índices de desenvolvimento humano, de políticas públicas e do bem-estar social foi a tônica do pronunciamento do presidente do Crea, Marco Amigo. Já o sindicalista Ubiratan Felix destacou que na Assembléia Legislativa existem 12 deputados com formação nas áreas de engenharia e agronomia. Ele afirmou que a categoria impôs a discussão sobre o desenvolvimento no Brasil e que esta luta deve ser mantida, para o bem da sociedade.

 

 

 

Cabe ao Crea a fiscalização do exercício profissional, mas a instituição sempre foi além deste pape,  atuando em diversas discussões da vida pública. Entre as iniciativas mais recentes, está a participação no  Fórum "A Cidade Também é Nossa", que debate as mudanças estruturais em Salvador, em questões como o Plano Diretor, a Lous (Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo) e outros assuntos do interesse direto da população. No plano estadual, o Conselho instituiu o Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e o Programa Sanear Mais Bahia, uma parceria com a Fundação Nacional da Saúde, com o objetivo de auxiliar na formulação dos Planos Municipais de Saneamento de 50 prefeituras do Estado com população abaixo de 50 mil habitantes.

 

HISTÓRICO - O Crea foi criado em 23 de abril de 1934, como Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, com a responsabilidade de acompanhar as demandas de três estados: Bahia, Alagoas e Sergipe. Como, em 2010, os arquitetos fundaram seu próprio conselho federal, a autarquia passou a ser denominada Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) com informações do Crea-BA – 23/4/2014