TRT5 promove ações de conscientização sobre acessibilidade

 

A acessibilidade é um direito do deficiente físico para garantir a sua inclusão na sociedade. Com este pensamento, o Comitê de Acessibilidade do TRT5 realizou ações de conscientização no Fórum Teixeira de Freitas, em Candeias, no dia 18/9, e no Fórum Linneu Barreto, em Simões Filho, nesta quinta-feira (2/10). A ação contou com uma vistoria nas instalações, realizada pelos servidores  Marcelo de Carvalho Monteiro Filho (coordenador da Comissão de Acessibilidade do TRT5) e Helga do Couto Sena, e com o diálogo e distribuição de cartilhas para os funcionários.

 

Marcelo Carvalho avaliou a acessibilidade dos fóruns, e elogiou o comprometimentos dos funcionários com a causa. "As condições de acessibilidade dos fóruns são relativamente boas. No fórum de Simões Filho, o maior problema é a falta de elevadores. Já no de Candeias, a entrada não viabiliza o acesso para os deficientes, pois não tem rampas de acesso", disse.

 

O investimento em acessibilidade e na qualificação dos servidores para atender o público que possui necessidades especiais tem estado cada vez mais na pauta do TRT5. Para Marcelo Carvalho, ações como estas são necessárias para melhor informar a população. "O que precisamos é da mudança de atitude da consciência das pessoas. Todos podem trabalhar e praticar esporte, basta ter as ferramentas necessárias para cada um", analisou.

 


Francisco Ribeiro (Administrador do fórum), Rivaleno Amâncio,
Helga Couto e Marcelo Monteiro

 

Agora, o Comitê de Acessibilidade se prepara para realizar o '2º Encontro sobre Acessibilidade Efetiva: Uma Justiça sem Barreiras', que ocorrerá no próximo dia 3 de dezembro. O evento acontecerá no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e contará com apresentações culturais, palestras e ações de conscientização.

 

Secom TRT5 (Pedro Enrique Monteiro) - 7/10/2014