TRT5 promove campanha de prevenção a acidentes de trabalho



 
A desembargadora Léa Nunes de Albuquerque e o juiz Juarez Dourado Wanderley, integrantes da comissão do TRT5 responsável pelo Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, iniciaram na manhã desta terça-feira (31) a divulgação regional da campanha com a entrega, na 14ª Vara de Salvador (foto), de cartilhas de segurança e saúde na construção civil, fornecidas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
 
Além de terem sido entregues na 14ª Vara, as cartilhas do Sesi estão sendo encaminhadas a outras varas do Tribunal, para distribuição aos trabalhadores do ramo da construção. De acordo a desembargadora Léa Nunes, a comissão local do Programa de Prevenção estuda a realização de outras ações, como a elaboração de uma cartilha própria, que enfoque todas as profissões.
 
"Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais representam prejuízos à saúde, mas também prejuízos econômicos, porque exigem substituições na empresa, indenizações e têm impacto nos sistemas públicos de saúde e de previdência, demandando recursos", afirma a desembargadora.
 
Ela ressalta que há fatores que devem ser observados em cada local de produção, como a existência de sindicato atuante, cobrando um ambiente de trabalho saudável, a constituição de Cipas e a cultura de prevenção por parte de empregados e empregadores.
 
A desembargadora também demonstra preocupação com outros setores da economia, além da construção civil: "Hoje em dia, em todos os campos há a presença da informática, mas é preciso ter um mobiliário ergonômico, que permita um uso racional e saudável do equipamento".
 
O juiz Juarez Wanderley, que participou de duas reuniões nacionais do programa de prevenção, realizadas em Brasília no ano passado, informou que a comissão local da campanha pretende levantar a estatística de ações trabalhistas envolvendo acidentes de trabalho, de forma a planejar suas ações.
  
TST -  O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com outros órgãos e conta com a participação da Advocacia-Geral da União e dos ministérios da Saúde, da Previdência Social, do Trabalho e Emprego. Os objetivos são a formulação e a execução de programas e ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
 
No site do TST há uma página com informações sobre o panorama nacional dos acidentes de trabalho, dados estatísticos por estado e material de propaganda da campanha de prevenção.


 
Ascom TRT5 - 1º.2.2012